O Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Ozório Gonçalves Nogueira, de Bandeirantes, realizou nos dias 19 e 20 deste mês, a sexta edição da Feira de Tecnologia (FETEC), que agora passa a ser denominada ‘Feira Municipal de Inovações de Bandeirantes’. O evento contou com a visitação de centenas de estudantes, professores, pais e comunidade local e regional, que durante os dois dias conheceram os diversos trabalhos nas áreas da saúde, tecnologia e alimentos.
O prefeito de Bandeirantes, Jaelson Ramalho Matta, esteve presente na feira e disse que apoiar a direção do CEEP assim como os professores e alunos neste tipo de acontecimento é fundamental para incentivar o conhecimento e a iniciação científica. “Estamos orgulhosos do CEEP por oferecer ensino de qualidade e formar tão bem os jovens para o mercado de trabalho. Um exemplo de sucesso foram os alunos de Robótica do CEEP que participaram do Geniuscom, em Jacarezinho, e conquistaram os dois primeiros lugares do pódio. Temos a certeza a educação profissional do CEEP eleva o nível de ensino não só no Paraná, mas também no Estado de São Paulo, já que estamos tão perto”, ressaltou e comentou que recentemente esteve em Curitiba na Secretaria Estadual de Educação (SEED) em busca de novos cursos para serem ofertados em Bandeirantes. “Queremos mais cursos para o Município justamente para qualificar os jovens, pois a nossa cidade tem um grande potencial turístico e podemos elevar o patamar de Bandeirantes, já que temos muito a oferecer”, explicou Jaelson.
A diretora do CEEP Bandeirantes, Márcia Sauer, explicou que a FETEC é uma feira que oportuniza a exposição dos conhecimentos dos alunos de forma prática e se tornou tradicional. “Aqui no nosso colégio temos as aulas teóricas, laboratório para as aulas práticas e o campo de estágio, e durante o curso são desenvolvidos os projetos que são apresentados na FETEC. Este ano tivemos 110 projetos que foram trabalhados de fevereiro a outubro”, explicou e destacou que durante a Geniuscom 2023, os alunos de Mecatrônica apresentaram os projetos de robótica e ficaram no pódio. “É muito gratificante ver os alunos se desenvolverem no mercado de trabalho, sabendo trabalhar em equipe e dando o seu melhor. Ficamos muito felizes com isso”, declarou.
Para o ano letivo de 2024 as matrículas já estão abertas. No período da manhã e à tarde (para os alunos que saíram do 9 º) os cursos ofertados são manhã: Alimentos; Administração; Desenvolvimento de Sistemas e Mecatrônica. A tarde as aulas são de: Enfermagem; Agronegócio e Gastronomia. A noite são ministradas aulas de Alimentos; Cozinha; Mecatrônica e Enfermagem.
Na oportunidade, a diretora Márcia Sauer aproveitou para agradecer a presença de todos que prestigiaram a FETEC 2023 (agora, Feira Municipal de Inovações de Bandeirantes) e disse que quem ainda não conhece o CEEP, as portas estão abertas para a comunidade. “Convidamos as pessoas da nossa comunidade e também da região para conhecer o colégio e que poderão verificar nossas atividades e estrutura, sendo que estamos realizando reformas graças a recurso encaminhado pelo deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli, no valor de R$ 100 mil, e ainda investimento para a o grupo da fanfarra, onde foi destinado verba de R$ 60 mil”, enfatizou e agradeceu.
A chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE/Cornélio Procópio), Mayra Ilda Moraes, também se fez presente e disse estar muito feliz em prestigiar o tradicional evento da FETEC/CEEP. “Essa iniciativa do CEEP Bandeirantes faz com que os alunos se sintam valorizados e em destaque pelo empenho deles nos trabalhos, além disso, vemos o trabalho intenso dos professores que se dedicam em ensinar e repassar todo o conhecimento. É gratificante ver o esforço de todos em um só conjunto com a finalidade de enaltecer a educação, o ensino profissionalizante”, elogiou. Para a chefe do NRE/Cornélio Procópio, eventos como a FETEC quem ganha é a comunidade, já que demonstra a qualidade do ensino público, constatado com os resultados na Geniuscom em Jacarezinho. “Conheci o Geniuscom através dos alunos do CEEP, que sempre nos representaram tão bem, e o mais importante, eles não visam apenas a premiação, mas sim o espaço que tem para mostrar o potencial e o que desenvolvem no curso”, completou e aproveitou para parabenizar a diretora Márcia Sauer e a diretora auxiliar Ana Luiza Guimarães Duque. “Parabéns a todos os alunos, professores, direção. Fundamental este trabalho em equipe. Em especial aos estudantes, que todos continuem firme em suas caminhadas”, finalizou.