“Os medicamentos à base de canabidiol precisam ser regulamentados com urgência porque têm eficácia comprovada na melhora da qualidade de vida de portadores de diversas doenças. É importante que esses remédios estejam à disposição das pessoas na rede pública de saúde”, defendeu o médico e deputado estadual Tercilio Turini, ao participar está semana de audiência, como presidente da Comissão de Saúde Pública da Assembleia Legislativa do Paraná.
O deputado Turini considerou um avanço o compromisso da Secretaria de Saúde do Estado de regulamentar em breve a legislação aprovada no Paraná. “A posição do diretor-geral César Neves traz novas perspectivas porque vai garantir que os medicamentos possam ser viabilizados aos pacientes no nosso estado. Os produtos são caros e, assim, só quem tem condições de pagar consegue acesso. Com a regulamentação, o Paraná amplia a oferta e atende muitas famílias”, disse.
O presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano, promulgou em fevereiro deste ano a Lei Pétala que assegura o acesso a medicamentos e produtos à base de Canabidiol (CBD) e tetrahidrocanabinol (THC) para tratamento de doenças, síndromes e transtornos de saúde. Tercilio Turini votou favoravelmente ao projeto aprovado em dezembro do ano passado, com autoria do deputado Goura e dos ex-deputados Michele Caputo e Paulo Litro.
A audiência desta semana foi proposta por Goura com apoio de Turini pela Comissão de Saúde Pública. Participaram o deputado federal Luciano Ducci e representantes de diversas entidades médicas, de pacientes, de órgãos públicos e outras instituições.