A Universidade Estadual do Norte do Paraná, por meio da Comissão de Processo Seletivo (CPS), prorrogou o período de inscrições do Vestibular UENP 2024 até a próxima segunda-feira, 11 de dezembro. Neste ano, são ofertadas 1042 vagas e a prova será realizada no dia 21 de janeiro do próximo ano, nas cidades de Bandeirantes, Cornélio Procópio e Jacarezinho. Acesse vestibular.uenp.edu.br para realizar sua inscrição.
A taxa de inscrição é de R$156,00, e, como incentivo e valorização dos cursos de formação de professor, para os cursos de licenciatura a taxa é de R$60,00. A taxa de inscrição deve ser paga até o dia 11 de dezembro.
PROVAS – O Vestibular UENP 2024 contará com a Prova Objetiva e a Prova de Redação. Na Prova Objetiva, os candidatos deverão responder 60 questões, sendo seis de cada área do conhecimento: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira; Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol); História; Geografia; Sociologia; Filosofia; Matemática; Física, Química e Biologia.
Na Prova de Redação, os candidatos deverão realizar a produção escrita de um artigo de opinião, no qual deverá desenvolver uma argumentação pautada em uma questão apresentada pela prova. As provas acontecem no dia 21 de janeiro, com início às 13h30, horário oficial de Brasília (DF), e duração de até cinco horas. Os pontos de acesso de cada local de prova serão fechados, impreterivelmente, às 13h20, horário de Brasília.
VAGAS – Neste ano, serão ofertadas, por meio do Vestibular, 1042 vagas para ingresso nos cursos de graduação. O Campus de Bandeirantes oferta os cursos de Agronomia (40), Ciência da Computação (20), Ciências Biológicas – licenciatura (30), Computação (20), Enfermagem (22) e Medicina Veterinária (40).
Em Cornélio Procópio, a UENP abre vagas para os cursos de Administração (80), Ciências Biológicas (20), Ciências Contábeis (80), Ciências Econômicas (20), Geografia (20), Letras – Português/Inglês (28), Matemática (24) e Pedagogia (40).
No Campus de Jacarezinho, os cursos são de Ciências Biológicas (32), Direito (45 matutino; 45 noturno), Educação Física – licenciatura e bacharelado (36), Filosofia (45), Fisioterapia (35), História (32 vespertino; 32 noturno), Letras – Português/Espanhol (32), Letras – Português/Inglês (32), Matemática (40), Odontologia (36) e Pedagogia (40 vespertino; 40 noturno).
SEGUNDA OPÇÃO – No Vestibular da UENP, o candidato também tem a possibilidade de se inscrever para uma segunda opção de curso. Ao escolher uma segunda opção, o candidato pode concorrer à lista de espera de segunda opção para vagas remanescentes, não preenchidas, que começa a ser convocada quando as listas de chamada de primeira opção são esgotadas.
COTAS – A UENP reserva 45% das vagas do Vestibular para alunos cotistas, sendo 20% delas para candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas (cotas sociais), 20% para autodeclarados negros e que também tenham cursado todo o ensino médio em escola pública (cotas sociorraciais) e 5% para pessoa com deficiência (cotas PcD).