Grupo fez entrega do documento ao governador eleito Carlos Massa Jr

Dez representantes das 14 IGR’s (Instâncias de Governança Regional) estiveram em Curitiba nos dias 28 e 29 em encontro com o governador e vice-governador eleitos, respectivamente, Carlos Massa Junior e Darci Piana, com a finalidade de entregar ‘Carta Proposta’ onde foram elencadas sugestões que visam contribuir para melhorar, consolidar e ampliar o desenvolvimento do turismo paranaense nas regiões.

Vice-governador eleito, Darci Piana, recebe Carta Proposta

Segundo o presidente da Atunorpi (Associação Turística do Norte Pioneiro), Welington Trautwein Bergamaschi, entidade representante das IGR’s, objetivo principal é contribuir e participar da construção junto à nova gestão estadual de ações que visem promover o crescimento dos destinos e produtos existentes nas 14 Regiões Turísticas, assim como dar continuidade aos programas e projetos já em atividade. “Com estas propostas, esperamos contribuir para o crescimento do nosso Paraná, a partir de uma atividade que é sonho de consumo de todos nós e que pode mudar a vida de muitos paranaenses, que é o turismo”, ressaltou e garantiu que logo no início do ano será realizada uma reunião com o novo secretário estadual do Turismo. “Um encontro para que possamos discutir e direcionar os rumos do setor no Paraná. O vice-governador eleito disse que é compromisso de campanha investir nesta área”, comentou Bergamaschi.

Representantes das IGR’s (Instâncias de Governança Regional)

No encontro, Piana afirmou que a nova gestão irá trabalhar para a valorização turística regional, assim como atuar na divulgação e promoção do turismo dentro do próprio Estado. “Ele disse também que será imperativo focar no nosso vizinho, São Paulo, que é o estado mais rico e possui grandes grupos de pessoas que fazem turismo interno, onde podemos atrair cerca de dois milhões de turistas paulistas por ano. Assim como atrair mais turistas de outras regiões do Brasil e do exterior. Muito importante será os 35% do total investido em divulgação e promoção do Estado será no Turismo”, relatou.

EVENTO – Durante o Fórum Mitos & Fatos, promovido pela Jovem Pan FM 103.9 de Curitiba, em parceria com o Grupo RIC Paraná, e realizado no Campus da Indústria da FIEP no último dia 29, o presidente da Atunorpi se encontrou com o governador eleito Carlos Massa Junior. Na oportunidade, Bergamaschi entregou a ‘Carta Proposta’ e conversou sobre as IGR’s e as perspectivas do turismo paranaense. “Trocamos algumas informações sobre a importância do trabalho das IGR’s e seu trabalho na base do Turismo nos municípios, sendo desnecessário investimentos do Estado em criação de cargos e contratação de funcionários, pois as IGR’s já fazem esse trabalho com técnicos em turismo e em outras áreas sem custo ao estado ou aos municípios. Ele levará as nossas sugestões para análise da sua nova equipe. O governador eleito ficou bem impressionado com que ouviu e leu no documento que entregamos”, descreveu.

AS PROPOSTAS – Na carta entregue ao governador e vice-governador eleitos estão as seguintes propostas: Dar o reconhecimento às Organizações credenciadas como IGR´s como instrumento estratégico de gestão assegurando a compensação pela prestação de serviços pela Regionalização do Turismo; Criar o Fundo Estadual de Turismo; Estabelecer oficialmente o Sistema Estadual de Turismo, formado pelos órgãos oficiais – estadual e municipais de turismo apoiados pelos respectivos Conselhos, como também pelas IGR’s – organizações regionais responsáveis pela gestão das Regiões Turísticas, visando facilitar a integração institucional e o aporte de recursos financeiros e humanos; Realizar concursos e/ou testes seletivos para contratação de técnicos efetivos para compor o quadro funcional da Paraná Turismo; Viabilizar Investimentos para promoção e comercialização do destino turístico Paraná e de suas regiões e produtos, tanto no mercado nacional como internacional – em especial nos países do Mercosul; Investir no turismo interno para incrementar os deslocamentos do próprio cidadão paranaense por seu Estado, incentivando a estruturação e promoção de novos destinos e produtos turísticos em todas as Regiões Turísticas; Associar o Turismo com a área econômica e social do Estado, consolidando-o como fonte de geração de renda e emprego, e, de melhoria da qualidade de vida e inclusão social de todos os paranaenses; Promover capacitações técnicas para qualificar a gestão do turismo – do planejamento à operacionalização, buscando a excelência técnica na recepção dos visitantes; Viabilizar melhorias na infraestrutura de apoio ao turismo no que é de responsabilidade do Governo do Estado, como o acesso aos destinos e produtos a partir de uma Sinalização Turística de qualidade e melhoria das estradas secundárias, ao urbanismo, ao uso de novas tecnologias informação e comunicação, à conservação ambiental e cultural entre outras; Apoiar a operacionalização e execução ao previsto no plano estadual de turismo Paraná Turístico 2026 – pacto para um destino turístico inteligente. (Divulgação).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui