Cornélio Procópio recebeu ontem (19 o Festival Paradesportivo das Regionais, um evento voltado para a promoção da atividade física inclusiva. A iniciativa oferece oficinas de Atletismo, Golf-7 e Vôlei Sentado e dá mais visibilidade para os esportes para pessoas com deficiência.
As atividades são realizadas na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), localizada na Rua das Nações Unidas. O evento é uma realização da Secretaria de Estado do Esporte, com o apoio da Prefeitura de Cornélio Procópio e da Fundação de Esportes de Cornélio Procópio. O público-alvo inclui alunos das redes estadual, municipais e particulares de ensino, entidades que atendem pessoas com deficiência, comunidade local e profissionais de educação física.
“A proposta é reunir 150 alunos e 50 professores aplicando o conhecimento das modalidades de uma forma lúdica. Queremos que esses profissionais possam se capacitar para que nos próximos Jogos Paradesportivos estejam conosco”, afirma o coordenador do Paradesporto da Secretaria de Estado do Esporte, Mario Sergio Fontes.
Após passar por Cornélio Procópio, o festival segue para outras cidades. A próxima será Londrina, nesta quinta-feira, dia 21, no mesmo horário. O Festival Paradesportivo das Regionais estará no Iate Clube, na Av. Higienópolis. O evento oferecerá oficinas de Paracanoagem, Parakaratê e Parabadminton.
Além dos dois municípios, ele passará por outras cidades, como União da Vitória, Irati, Curitiba, Toledo, Pato Branco, Maringá, Ivaiporã e Litoral do Estado.