A companhia teatral Triolé, de Londrina, iniciaou uma série de dez apresentações gratuitas do espetáculo ‘Qual a Graça de Laurinda?, no Cine Teatro São Carlos, em Andirá. A montagem, destinada aos alunos de escolas públicas da cidade e da região, começou na segunda (15) e fica em cartaz até sexta-feira (19), sempre em dois horários: às 09h e 14h30.
As apresentações fazem parte do projeto Crianças no Teatro, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura. O transporte das crianças também é gratuito. Milhares de crianças de várias cidades das regiões norte, nordeste e noroeste do Paraná já assistiram ao espetáculo. A cidade de Andirá foi escolhida para encerrar a turnê.
O ESPETÁCULO – O espetáculo ‘Qual a Graça de Laurinda?’ foi criado em 2010 a partir de uma pesquisa do grupo sobre desenhos animados populares nas décadas de 1970/1980. O grupo se debruçou sobre as partituras físicas para contar uma história sem a utilização de falas, mas primando a sintonia entre as cenas e a trilha sonora, criada pelo músico Tonho Costa.
A montagem foi concebida para ser apresentada em teatros, espaços alternativos e locais públicos como praças e quadras esportivas. Em 2022, ‘Qual a Graça de Laurinda?’, circulou por 16 cidades do estado através do SESI Cultura Paraná.
PATROCÍNIO – As apresentações do espetáculo ‘Qual a Graça de Laurinda?’ fazem parte da programação da 2ª edição do Projeto Crianças no Teatro, promovida pelo Governo do Estado do Paraná e realizada pela Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) e PalcoParaná. Patrocínio: Audi. Parceria: Casa de Cultura | Universidade Estadual de Londrina. Realização: Triolé.
TRIOLÉ – Fundado há 14 anos em Londrina, o Triolé tem a característica de atuar em espaços descentralizados e com pouca atividade artística, com foco na palhaçaria. Em 2023, a companhia circulou por 10 cidades com menos de cinco mil habitantes, com grande estrutura envolvida, com o patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura.
Em 2022, o espetáculo ‘Qual a Graça de Laurinda?’, circulou com o SESI Cultura Paraná por 16 cidades do estado. Entre 2019 e 2021, o Triolé circulou por todo Norte Pioneiro do Paraná, em 46 cidades com menos de 50 mil habitantes, novamente, levando toda a estrutura de palco, luz, som e cenário.
Realizou circulações com Prêmio Arte Paraná (2017 e 2018), Circulação por Distritos Rurais de Londrina (2016) e Circulação Prêmio Carequinha de Estímulo ao Circo (2010). Desde 2012 é gestor da Vila Cultural Triolé e simultaneamente responsável pela organização do Festival Internacional de Londrina – FILO.