Ambiente de Negócios
Realizado no último dia 18, em Curitiba, os vencedores da etapa estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). A premiação do Sebrae/PR reconheceu dez iniciativas que contribuíram para a criação ou o aprimoramento de um ambiente de negócios favorável à consolidação e ao crescimento das micro e pequenas empresa. Ao todo, foram 145 projetos inscritos no PSPE, vindos de 104 municípios de todas as regiões do Paraná.
Da região, duas cidades foram reconhecidas e conquistaram o primeiro lugar. Na categoria ‘Cidade Empreendedora – Jacarezinho. Iniciativa: Jacarezinho Mais’; na categoria ‘Empreendedorismo na Escola – Assaí. Iniciativa: Assaí Tech – Empreendedorismo do Infantil ao Primeiro Emprego’.
O prefeito de Jacarezinho Marcelo Palhares destacou que o prêmio é a validação do trabalho da rotina e do dia a dia na prefeitura. “Isso é junto aos servidores, delegando e escolhendo as pessoas certas para os lugares certos. Em Jacarezinho, nós buscamos sempre empreender e fazer acontecer, está no nosso DNA. A expectativa é grande para a etapa nacional da premiação, mas com a certeza de que já estamos entre as melhores práticas do País”, enfatizou.
A cerimônia na capital paranaense contou com a presença de representantes dos 27 municípios que disputavam as dez categorias, totalizando 30 projetos, nas categorias: Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Produtiva; Turismo e Identidade Territorial; Sustentabilidade e Meio Ambiente; Empreendedorismo Rural; Cidade Empreendedora; Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo; e Governança Territorial. O governador em exercício do Paraná, Darci Piana reconheceu que o Sebrae tem feito um trabalho extraordinário em todos os municípios do Paraná. “A entidade tem ajudado as empresas e os micro e pequenos empresários, além dos MEI. Isso auxilia muito no desenvolvimento das nossas cidades. O Estado cresce ainda mais tendo parceiros que fomentam o ambiente de negócios e as boas práticas em iniciativas como esta premiação”, comentou.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Ercílio Santinoni, ressaltou a relevância das gestões municipais ao trabalhar assuntos como modernização, economicidade, desburocratização, inovação, integridade e respeito aos recursos públicos. “Os projetos deixam um legado importante, eles promovem o desenvolvimento econômico e social, além de fortalecer micro e pequenos empreendedores. E isso faz parte do nosso compromisso, do nosso trabalho de viabilizar sonhos e apoiar no desenvolvimento de serviços e produtos que gerem valor e atendam às necessidades locais”, afirmou.
A final nacional do PSPE acontecerá em Brasília, no dia 11 de junho.
PREFEITURAS PREMIADAS
Cidade Empreendedora – Jacarezinho. Iniciativa: Jacarezinho mais.
Compras Governamentais – Foz do Iguaçu. Iniciativa: Compras públicas – Uma política que transforma.
Empreendedorismo na Escola – Assaí. Iniciativa: Assaí Tech – Empreendedorismo do infantil ao primeiro emprego.
Empreendedorismo Rural – Cerro Azul. Iniciativa: Desenvolvimento integrado da cadeia produtiva do citrus.
Governança Territorial – Bom Jesus do Sul. Iniciativa: La Frontera – O que é bom passa aqui.
Inclusão Produtiva – Ponta Grossa. Iniciativa: Dona de mim: resgate e inclusão produtiva através do empreendedorismo.
Sala do Empreendedor – Francisco Beltrão. Iniciativa: Realizando sonhos.
Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo – Londrina. Iniciativa: Estação 43 – Ecossistema de inovação de Londrina.
Sustentabilidade e Meio Ambiente – Curitiba. Iniciativa: Curitiba cidade sustentável.
Turismo e Identidade Territorial – Pato Branco. Iniciativa: Pato Branco – Destino Turístico Inteligente.