A partir de 1º de maio, a tarifa do transporte intermunicipal no Estado do Paraná terá redução, conforme deliberação do Conselho Diretor da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar). Para o transporte rodoviário de longa distância, a queda será de 2,06%, enquanto para o transporte metropolitano do interior, será de 1,81%.

Os índices foram obtidos com base em metodologia elaborada pela Agepar, aprovada pelo Conselho Diretor da Agência e aplicada para cálculo do reajuste anual dos serviços desde 2023. A redução nos valores das tarifas se deve, principalmente, à queda no preço do Diesel e do Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), dois dos elementos levados em consideração no cálculo.
Para maior conforto e segurança, a Agepar recomenda que os passageiros utilizem sempre o transporte regular para as viagens intermunicipais, pois estes passam por fiscalização de maneira frequente, o que garante condições mais adequadas para o bem-estar dos viajantes, além de regularidade na prestação do serviço.

SOBRE A AGEPAR
A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) é uma autarquia em regime especial, criada para exercer a regulação, fiscalização e normatização dos serviços públicos operados por outras empresas, públicas ou privadas, visando assegurar a eficiência, qualidade e regularidade de sua prestação. Atualmente, é responsável pela regulação e fiscalização dos serviços de transporte coletivo intermunicipal de passageiros; transporte de passageiros da Região Metropolitana de Curitiba; travessias marítimas, fluviais e lacustres; saneamento básico; distribuição de gás canalizado; e serviços públicos na área de trânsito (pátios veiculares). Com a aprovação da Lei Complementar 222/2020, a Agepar também está apta a receber novas atribuições, incluindo entre suas competências outros serviços públicos delegados incluídos na Lei de Concessões ou leis específicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui