A partir de 1º de maio, a tarifa do transporte intermunicipal no Estado do Paraná terá redução, conforme deliberação do Conselho Diretor da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar). Para o transporte rodoviário de longa distância, a queda será de 2,06%, enquanto para o transporte metropolitano do interior, será de 1,81%.
Os índices foram obtidos com base em metodologia elaborada pela Agepar, aprovada pelo Conselho Diretor da Agência e aplicada para cálculo do reajuste anual dos serviços desde 2023. A redução nos valores das tarifas se deve, principalmente, à queda no preço do Diesel e do Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), dois dos elementos levados em consideração no cálculo.
Para maior conforto e segurança, a Agepar recomenda que os passageiros utilizem sempre o transporte regular para as viagens intermunicipais, pois estes passam por fiscalização de maneira frequente, o que garante condições mais adequadas para o bem-estar dos viajantes, além de regularidade na prestação do serviço.
SOBRE A AGEPAR
A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) é uma autarquia em regime especial, criada para exercer a regulação, fiscalização e normatização dos serviços públicos operados por outras empresas, públicas ou privadas, visando assegurar a eficiência, qualidade e regularidade de sua prestação. Atualmente, é responsável pela regulação e fiscalização dos serviços de transporte coletivo intermunicipal de passageiros; transporte de passageiros da Região Metropolitana de Curitiba; travessias marítimas, fluviais e lacustres; saneamento básico; distribuição de gás canalizado; e serviços públicos na área de trânsito (pátios veiculares). Com a aprovação da Lei Complementar 222/2020, a Agepar também está apta a receber novas atribuições, incluindo entre suas competências outros serviços públicos delegados incluídos na Lei de Concessões ou leis específicas.