Andirá e Ribeirão Claro estão no projeto Arte do Jornalismo e já receberam as oficinas pedagógicas para educadores da rede pública. A iniciativa cultural e educacional que utiliza o jornalismo como meio de expressão debate as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que integram a Agenda 2030 da ONU. As oficinas de capacitação reuniram 32 professores das duas cidades nos dias 07 e 08 de maio.

O projeto Arte do Jornalismo em Ribeirão Claro e Andirá tem o patrocínio da CTG Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e é uma realização da Horizonte Educação e Comunicação com apoio do Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho. Ao todo, sete cidades recebem a iniciativa. No Paraná são: Ribeirão Claro e Andirá; em São Paulo: Avaré e Ourinhos; em Minas Gerais: Vespasiano; no Rio de Janeiro: Rio Bonito; e em Santa Catarina: Joinville.

“A proposta pedagógica do Arte do Jornalismo compilada no Caderno do Professor, além de alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é importante por estimular o pensamento crítico no que chamamos Trilha da Sustentabilidade. No projeto, essa trilha está diretamente conectada à Agenda 2030, documento da ONU que reúne um plano de ação formado por 169 metas ligadas aos 17 ODS, criadas para promover vida digna a todos”, avalia Allan de Amorim, coordenador do Arte do Jornalismo.

AS ETAPAS – O Arte do Jornalismo alia cultura e educação, usando o jornalismo como ferramenta e a sustentabilidade como tema central. Professores e alunos de sete cidades produzem reportagens sobre o assunto, com o objetivo final de identificar os meios para alcançar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) sugeridas na Agenda 2030 da ONU, considerando a realidade de cada localidade. O foco são escolas de ensino público (fundamental II – 8º e 9º anos) impactando professores, alunos e comunidade.

A dinâmica do Projeto consiste em: oficinas pedagógicas (professores são orientados sobre os ODS, produção de textos jornalísticos e montagem de jornais); produção das reportagens (professores orientaram alunos a criar uma reportagem de sua cidade relacionada às metas de um ODS); Comissão julgadora (equipe técnica e jornalistas convidados elegem as duas melhores reportagens de cada cidade); Dia do Design (alunos das escolas vencedoras na etapa anterior recebem um designer gráfico para um workshop técnico e a diagramação coletiva do jornal da cidade); Jornal mural, e-jornal e livro (corresponde à última fase do projeto com a distribuição gratuita para as escolas participantes de um jornal mural da sua cidade, sua versão digital, e o livro do projeto que reúne os jornais de todas as cidades).

Saiba mais em: http://artedojornalismo.com.br

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