A Associação dos Jornais e Revistas com Portais do Interior do Paraná (Adjori/PR), encerrou o seu 28º Congresso na manhã desta terça-feira (11). O evento, realizado no Foz Plaza Hotel em Foz do Iguaçu, reuniu mais de 100 pessoas, entre diretores e colaboradores dos jornais das regiões do Paraná. Dentre os trabalhos da entidade, aconteceu no domingo, dia 09, no período da tarde, a eleição da nova diretoria para o biênio 2024-2026. Na segunda-feira, dia 10, foram realizadas diversas palestras que tratou sobre Inteligência Artificial, Eleições 2024 e a Nova Lei de Licitações. Os convidados para discorrer sobre os temas foram o advogado e membro da Associação Brasileira das Agências e Veículos Especializados em Publicidade Legal (ABRALEGAL), Bruno Camargo; Alisson Sizenando Ferreria, da Frame Tecnologia e Gestão da Inovação; e Natalia Pandolfo, representante da Alright, empresa de mídias programáticas. Além ainda da Roda de Conversa com a diretora de Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), Katia Chagas, e o secretário de Estado de Comunicação do Paraná, Cleber Mata.
NOVA DIRETORIA E POSSE – A eleição foi tranquila e por unanimidade, sendo que Cidenei Cristian Allebrandt (do Jornal A Folha do Sudoeste) foi reconduzido como presidente da entidade. Apenas uma chapa foi registrada na Comissão Eleitoral, denominada ‘Aramis Gorniski’, uma homenagem ao fundador do Jornal Tribuna Regional da Lapa em 1976, e um dos pioneiros da ADJORI/PR. O presidente reeleito agradeceu o apoio recebido dos associados e afirmou que junto com os demais membros da diretoria irá continuar o trabalho de fortalecimento da entidade e, consequentemente, promovendo as adaptações necessárias para o bom andamento dos trabalhos. Comentou ainda sobre a parceria com o Governo do Estado do Paraná e a Assembleia Legislativa do Paraná. “A ADJORI/PR, vem em uma crescente, e nessa gestão a prioridade é ampliar a atuação da entidade e também agregar novos associados”, reforçou o presidente reeleito.
COMPOSIÇÃO – Novamente, o Jornal Folha do Norte Paranaense, de Bandeirantes, integra a nova diretoria, mas desta vez, como suplente do Conselho Fiscal. Para a diretora e jornalista do semanário, Marcia Moskado, que vem compondo três gestões subsequentes, é fundamental a oxigenação dos membros na diretoria executiva, desta maneira é possível preparar novas lideranças do meio da comunicação impressa para ocupar os cargos da entidade, que possui forte representatividade dentro do mercado editorial e também nas esferas governamentais.
A chapa ‘Aramis Gorniski’ está composta como Presidente: Cidenei Cristian Allebrandt, Jornal A Folha do Sudoeste; Vice-presidente: Getúlio Vargas Soares, Jornal da Cidade; Tesoureiro: Waldiclei Barboza, Jornal O Popular do Paraná; 2º Tesoureiro: Carlos Cezar Martine, Jornal O Trombeta; Secretário: Moacir Luiz Gouchert, Jornal Gazeta de Palmeira; 2º secretário: Sinuê Giacomini, Jornal Folha de Palotina.
No Conselho Fiscal são Membros Titulares: Ciro Ivatiuk, Jornal Hoje Centro Sul; Douglas Julio Dias, Rio Mafra; Marcelo Soares da Silva, Jornal O Pioneiro. Os Membros Suplentes: Luiz Marcelo Fedeger, Jornal Impacto Paraná; Márcia Moskado, Jornal Folha do Norte; e Luiz Veroneze, Jornal da Fronteira.
AS PALESTRAS – Um dos temas abordados foi com relação a Inteligência Artificial e no Congresso da Adjori/PR foi apresentado as perspectivas dos avanços da IA. “A Inteligência Artificial está disponível no mercado de inovador e acessível para jornais de todos os tamanhos para conseguir maximizar a produtividades nos canais que já operam ampliando sua audiência”, esclareceu Alisson Sizenando Ferreria, da Frame Tecnologia e Gestão da Inovação. Ele acrescentou ainda que a IA vem potencializar os trabalhos que já estão sendo feitos. “Hoje, o que é mais seguro para os jornais é que a IA não vai escrever as notícias, tem a capacidade de maximizar o resultado do trabalho elaborado pela redação para que seja distribuído atomicamente através de múltiplos canais. É um novo momento para os jornais que estão na digitalização ampliar suas capacidades”, orientou ele.
A palestra com Natalia Pandolfo, representante da Alright, empresa de mídias programáticas, ministrou sobre as 12 tendências para transformar veículos locais em Oásis de Notícias. Segundo ela, a intenção é acabar com o deserto de notícias existentes, “só o micro produtor de conteúdo local consegue fazer com que esse deserto de notícia seja disseminado. A Alright auxilia no desenvolvimento técnico, de conteúdo e no crescimento de audiência desses veículos, contribuindo ativamente para essa expansão de notícias locais. A missão da Alright é ter uma URL, um portal de notícias em cada uma das 558 microrregiões do Brasil”, informou e assinalou que a empresa tem um guia lançado em 2024, porém, que apresenta tendências para os próximos anos. “Deve-se ter a proximidade com essas tecnologias, a Inteligência Artificial está próxima do nosso dia a dia, sabendo usá-la de maneira correta, e outra tendência é estar próximo, veicular a notícia da nossa audiência local, ter a presença humana”, reiterou.
O advogado Bruno Camargo destacou em uma de suas abordagens, as Eleições 2024. Segundo ele, é importante os veículos de comunicação estarem atentos as regras eleitorais, pois as multas geradas são altas. “As normas que regem as eleições devem ser seguidas prioritariamente”, reforçou. Com relação a nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021), Camargo enfatizou que o gestor público tem a responsabilidade de “quanto mais dar transparência pública, melhor para a população. A boa governança é dar publicidade, ou seja, quanto mais transparente for a compra, melhor. Se publicar em jornal impresso, melhor a segurança, confiabilidade, e credibilidade de uma gestão pública. O que se imprime, não se altera”, enfatizou.
O secretário de Estado da Comunicação do Paraná, Cleber Mata, prestigiou o 28º Congresso da Adjori/PR e reforçou a importância dos jornais impressos em especial do interior, que estão próximos das suas comunidades. “É uma honra participar deste evento onde discussões surgem com a troca de experiências. Esta é uma boa oportunidade para o fortalecimento dos meios de comunicação. E o Governo do Estado, através do governador Ratinho Jr, acredita na imprensa e na boa comunicação. Quem ouve mais, erra menos”, avaliou e afirmou sobre o papel relevante da imprensa do interior na divulgação das ações do Governo do Estado. “Sem imprensa não há governo sério e através da imprensa, desse trabalho de transparência que divulgam as grandes obras se trata, em especial, para que a população fique bem informada. Não deve existir muro burocrático entre as redações e o Governo do Estado, pois, os jornais prestam um trabalho relevante ao levar a boa informação, e literalmente, as pessoas respiram todo esse contexto”, disse.
Para o presidente reeleito, Cidenei Cristian Allebrandt, as palestras foram importantes para discutir os temas, tirar dúvidas, conhecer as tendências do mercado, e outras questões pontuais e o fortalecimento da entidade. “Essa proximidade com os associados é salutar para que a Adjori/PR continue em sua expansão, tanto que há novos jornais querendo se filiar a entidade”, anunciou.