Das sete cidades listadas no TOP7 como as comunidades mais inteligentes do mundo, duas delas estão no Paraná: Assaí e Curitiba. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (19) com a publicação do ranking pelo Fórum de Comunidades Inteligentes do Canadá (IFC). Integram a lista as cidades de Coral Gables (EUA), Durham (Canadá), Fredericton (Canadá), Hilliard (EUA) e Yunlin (Taiwan).
No início de fevereiro, as duas cidades paranaenses já tinham se classificado no ranking Smart21, lista com as 21 cidades mais inteligentes do mundo, que também incluía o município de Ponta Grossa, nos Campos Gerais. Agora, Curitiba e Assaí avançam para a última etapa da premiação, que acontece em novembro, em Barcelona, na Espanha, onde será anunciada a vencedora de 2024.
Sediada no Canadá, o IFC é uma organização científica sem fins lucrativos dedicada à pesquisa de políticas de comunidades inteligentes. O foco é envolver todo o ecossistema da cidade, visando a criação de empregos e o desenvolvimento econômico sustentável.
O secretário de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Alex Canziani, parabenizou os municípios e afirmou o compromisso do Estado em investir na cultura da inovação. “Um único Estado ter duas cidades entre as sete mais inteligentes do mundo, na premiação mais importante no quesito cidades inteligentes, é uma honra para nós. Isso demonstra que o Paraná está realizando um trabalho sério, não apenas na capital, mas também no interior”, afirma e complementa que a inovação é um dos principais geradores de renda e desenvolvimento do mundo. “E o nosso Estado prova, a cada ano, porque é o mais inovador do Brasil”, destaca.
Esta é a primeira vez que Assaí entra no ranking do TOP7. O município que tem 13.797 habitantes, segundo o Censo do IBGE, a classificação da IFC é um marco histórico para a comunidade. Segundo o secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação de Assaí, Igor Oliveira, ingressar na lista que, antes creditado para centros maiores, demonstra que cidades pequenas também possuem politicas públicas para práticas inovadoras e tecnológicas. “Este resultado mostra que gente consegue fazer esse ato disruptivo de uma cidade de menos de 15 mil habitantes passar entre as comunidades mais inteligentes do mundo e se tornar um exemplo para outras cidades pequenas no Paraná e no mundo”, comemora.
O prefeito de Assaí, Tuti Bomtempo destacou que a classificação é mais um reconhecimento ao Município pelo modelo de gestão, através do ecossistema de inovação Vale do Sol. “Aliança com grandes empresas, aposta em capital humano e construção de valor coletivo. Esses são dois dos principais elementos responsáveis por transformar uma pequena cidade do interior do Paraná em um dos casos mais bem-sucedidos de aplicação de tecnologia para cidades inteligentes em todo o mundo. O município de Assaí é hoje um exemplo bem acabado de integração tecnológica e é uma das Smart Cities em ascensão no cenário nacional”, ressaltou.
PRÊMIO SEBRAE – No início de junho, Curitiba e Assaí também foram destaque na etapa nacional do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). Ambas foram premiadas pelas boas práticas de gestão pública em ambientes de negócios para micro e pequenas empresas. Curitiba foi a vencedora na categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente, com o projeto Curitiba Cidade Sustentável. Assaí ganhou o troféu da categoria Empreendedorismo na Escola, com o projeto Assaí Tech – Empreendedorismo do Infantil ao Primeiro Emprego.
O Paraná foi o único estado a ter dois vencedores entre as dez categorias.