Diap listou os 100 parlamentares mais influentes no Congresso; Paraná possui cinco congressistas e mais seis em ascensão

O deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Pedro Lupion (PP), elenca pelo segundo ano consecutivo a lista dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. O levantamento é do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) que divulgou na sexta-feira (28) passada os parlamentares que se diferenciam dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades descritas nesta pesquisa, cuja edição de 2024, completa 31 anos.

Além de Lupion, os demais deputados federais do Paraná que compõem a relação estão: Aliel Machado (PV), Gleisi Hoffmann (PT), Luiz Carlos Hauly (Podemos) e Zeca Dirceu (PT).
O levantamento é realizado desde 1994 e aponta os congressistas mais influentes do país entre os 513 deputados federais e 81 senadores. O Diap considera ‘cabeças’ do Congresso, os parlamentares que reúnem qualidades como ‘capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações’, seja ‘pelo saber’ ou pelo ‘senso de oportunidade’. O órgão também destaca a capacidade de ‘leitura da realidade’ e ‘facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando a repercussão e tomada de decisão’.

Entre os 50 parlamentares em ‘ascensão’, o Paraná tem mais seis congressistas na lista do Diap: a deputada Luísa Canziani (PSD), os deputados Beto Richa (PSDB), Filipe Barros (PL), Tadeu Veneri (PT) e Toninho Wandscheer (PP), e o senador Flávio Arns (PSB).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui