O Núcleo Regional de Santo Antônio da Platina do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema), do Ministério Público do Paraná, promoveu na sexta-feira, 28, evento de encerramento da Campanha Junho Verde, que mobilizou escolas e estudantes de 40 municípios do Norte Pioneiro do estado.

Instituída pela Lei Federal 4.393/2022, a Campanha Junho Verde busca desenvolver o entendimento da população acerca da importância da conservação dos ecossistemas naturais e de todos os seres vivos e do controle da poluição e da degradação dos recursos naturais, para as presentes e futuras gerações, observando o conceito de Ecologia Integral, que inclui dimensões humanas e sociais dos desafios ambientais. Na iniciativa desenvolvida no Norte Pioneiro, optou-se por difundir a campanha na comunidade escolar, por meio de ações de educação ambiental nas escolas.

CONCURSO – Na primeira etapa do projeto, foram exibidos nas escolas da região vídeos de conscientização ambiental, elaborados pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp). Os alunos foram incentivados a participar de um concurso, com categorias para diferentes etapas de escolarização (da educação infantil até o ensino médio). Foram produzidos centenas de desenhos, poemas, redações e cartazes digitais para redes sociais sobre temas como água, sustentabilidade, resíduos sólidos e fauna da região. Os três melhores trabalhos de cada categoria, por Núcleo Regional de Educação, foram premiados no evento de encerramento da campanha.

A iniciativa contou com a parceria de diversas instituições, como a Uenp e os Núcleos Regionais de Educação de Cornélio Procópio, Ibaiti, Jacarezinho e Wenceslau Braz, além de empresas e organizações do setor privado, que ofereceram prêmios entregues aos vencedores do concurso.

O encontro de encerramento aconteceu em auditório cedido por uma cooperativa parceira do projeto e contou com a participação do reitor da Uenp, Fábio Antonio Néia Martini, dos alunos premiados, professores, chefes dos Núcleos Regionais de Educação e representantes de instituições privadas apoiadoras e de órgãos ambientais, como Instituto Água e Terra e Polícia Ambiental.

A coordenadora do Gaema de Santo Antônio da Platina, promotora de justiça Kele Cristiani Diogo Bahena, explicou que “os temas abordados na Campanha Junho Verde visam primeiramente desenvolver a consciência ambiental por meio da educação e proporcionar o inter-relacionamento entre as diversas disciplinas, incentivar a criatividade, o senso crítico, o raciocínio, a leitura e a linguagem escrita e artística dos alunos”.

Participaram do projeto 269 escolas, envolvendo cerca de 50.000 alunos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui