Movimentação política durante o dia e noite deste domingo (04) na cidade de Bandeirantes com a realização de convenções partidárias para definir nomes que vão postular os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores nas eleições de outubro.

A princípio, foram referendados quatro coligações e uma própria para pré-candidatos à majoritária, ou seja, prefeito e vice, que são:

– Coligação PSD e PP, com os empresários, José Fernandes da Silva Júnior ‘Zé Bolinha’ (PSD) e Valdecir Paduan ‘Val da Horeb’ (PP);

– Coligação PRD e MDB, com a professora Valquíria Martins (PRD) e empresário Marcos Antônio da Silva ‘Marquinhos da Lallup’ (MDB);

– Coligação Solidariedade e PDT, com empresário Sidnei Demicio (Solidariedade) e professora Renata Abdalla (PDT);

– Coligação PL, Avante e União Brasil, com atual prefeito Jaelson Matta (PL) e vereador Manoel Afonso Pirola Vieira (União Brasil);

– O PRTB não fez coligações e lançou os nomes do ex-vereador Roberto Bastos e de Andréa Araújo como os pré-candidatos à prefeito e vice, respectivamente.

Das coligações formadas, a mais esperada foi entre PSD e PP, pois nesta semana, aguardava-se uma decisão sobre quem viria compor como pré-candidato a vice ao lado de ‘Zé Bolinha’ na caminhada eletiva. Até então, ventilava-se o nome do ex-prefeito e empresário Celso Silva, mas por motivos pessoais não poderá participar diretamente da campanha, entretanto, confirmou que está acompanhando e apoiando ‘Zé Bolinha’ e ‘Val da Horeb’. O nome definido como vice de ‘Zé Bolinha’ foi para muitas pessoas da comunidade uma agradável surpresa, já que ‘Val da Horeb’ é renomado empreendedor com lojas em Bandeirantes e Cornélio Procópio, além de ser diácono da Igreja Católica (ele se afastou temporariamente das funções religiosas e teve aval do bispo dom Antônio Braz Benevente à sua pré-candidatura).

Na convenção, ‘Zé Bolinha’ relatou que a escolha foi um pedido de fé dele à Deus para indicar um nome. Num dado momento, ‘Val da Horeb’ contatou por mensagem o amigo. No diálogo entre ambos, o convite foi feito e aceito, prontamente. ‘Val da Horeb’ conta que Deus lhe tem lhe abençoado firmamente e acredita que poderá contribuir muito para melhorar a vida das pessoas, especialmente os mais necessitados. Além de, ainda, os dois pré-candidatos serem empresários e administradores de suas empresas. “Somos, ambos administradores, temos uma vida definida e queremos retribuir mais à nossa cidade e à população. A verdade é que Bandeirantes deixou de ser protagonista regional e estadual. Mas com apoio certos como do Celso Silva, deputados Romanelli e Pedro Lupion, dos secretários estaduais e do próprio governador, Ratinho Junior, acreditamos que Bandeirantes pode mais”, alinharam os pré-candidatos ‘Zé Bolinha’ e ‘Val da Horeb’.

Com relação às demais alianças, nos bastidores políticos, foi prevível algumas composições, como da coligação PRD e MDB, entre Valquíria Martins e ‘Marquinhos da Lallup’. “Me sinto preparada e venho a algum tempo construindo meu nome com a experiência de ser ex-secretária de Educação em Bandeirantes, com conhecimentos de gestão pública. E a escolha e a coligação surgiram naturalmente devido às propostas que tanto eu, como o Marquinhos temos para nossa Bandeirantes. Os ideais bateram, e porque não sair desse ‘namoro’ para uma aliança maior e comprometida? Foi o que ocorreu”, relatou a pré-candidata.

Já na formação da aliança do Solidariedade e PDT, com empresário Sidnei Demicio e professora Renata Abdalla, também foi uma surpresa para algumas pessoas da comunidade, pois até então, a ex-diretora do Colégio Estadual Nóbrega da Cunha, postulava o cargo majoritário. Contudo, pelas redes sociais, Demicio explicou sobre a parceria entre os partidos, que foi devido aos ideais e objetivos em comum de ambos de trabalhar por Bandeirantes, houve o consenso entre o grupo.

A decisão do PRTB para lançamento de pré-candidatura própria, segundo Roberto Bastos em comunicado pelas redes sociais, foi motivado pelo objetivo da necessidade de um novo tempo. “Tempo de transparência, de despertar, de esperança, de desenvolvimento, de crescimento para que os filhos de Bandeirantes possam voltar a sonhar com o progresso”, anunciou.

A formação da coligação entre PL, Avante e União Brasil foi observada de maneira previsível para os analistas políticos, já que o atual prefeito, Jaelson Matta, postula a reeleição e buscava um vice para compor o quadro majoritário. Todavia, outros viram com certa surpresa a parceria firmada, pois até então, o vereador ‘Mano Vieira’ pleiteava a ‘cabeça’ da majoritária. Pelas redes sociais, ele explicou sobre os motivos que o levaram a compor a aliança. “Foi através de análises, reuniões, avaliações de opinião pública e pesquisas eleitorais, mas principalmente por direção de Deus, a decisão foi para compor como pré-candidato a vice do Jaelson. Isto foi decidido pensando na coletividade, na população de Bandeirantes”, anunciou.

E durante a convenção partidária ficou homologado os nomes de Jaelson Matta e ‘Mano Vieira’, sendo que na ocasião houve a denominação da coligação como ‘Honestidade e Trabalho. Bandeirantes Segue Avançando’. Ainda na reunião, os discursos foram marcados com emoção e promessas de uma pré-campanha limpa e propositiva.

Com o findar do prazo da realização das convenções que acontece neste dia 05, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.
Os eleitores que tiverem interesse pode acessar a plataforma DivulgaCandContas e conheça as candidaturas já registradas até o momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui