A Sondagem do Dia dos Pais, conduzida pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e pelo Sebrae/PR, revela que 56% dos filhos planejam presentear os pais em 11 de agosto. Este percentual supera os 53,9% registrados no ano anterior, mostrando aumento no desejo de comemorar a data.
O coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, destaca que o Dia dos Pais é a quarta data comemorativa mais importante do varejo, trazendo movimento adicional para o comércio e estimulando a geração de empregos. “A projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo é que o volume de vendas para a data será de R$ 458 milhões no Paraná, estando previstas a abertura de vagas temporárias para atender esta demanda sazonal, aquecendo ainda mais o mercado de trabalho paranaense”, afirma.
VALOR DO PRESENTE – Apesar do aumento na intenção de presentear, o valor médio dos presentes sofreu uma leve queda de 1,1% em relação ao ano anterior, fixando-se em R$ 136,08. A maioria dos presentes (36,5%) deverá custar até R$ 100,00.
Segundo a coordenadora de Comércio e Serviços do Sebrae/PR, Suelen Pedroso, a estabilidade na intenção de presentear indica uma oportunidade para os pequenos negócios capitalizarem essa demanda. “A diversidade de itens procurados, como roupas, calçados, perfumes e cosméticos, mostra uma gama de possibilidades para diversificar ofertas e atrair mais clientes”, aponta.
Suelen ainda destaca que, seja no físico ou digital, é preciso ter uma presença adaptada, construída para cada canal. “Bom atendimento e experiências que agreguem valor são decisivas no processo de escolha. O consumidor está atento e realizando pesquisas, principalmente no ambiente on-line, antes de encontrar o melhor presente”, finaliza.
TIPO DE PRESENTE – Roupas e calçados são os itens mais populares, citados por 52,1% dos filhos. Em seguida, aparecem perfumes e cosméticos (19,1%), comidas e bebidas (5,3%), joias, relógios e outros acessórios (4,3%), presentes em dinheiro (2,9%), artigos de caça e pesca (2,4%), e lembrancinhas ou artesanatos (2,4%).
PERÍODO DA COMPRA – A maioria dos filhos (60,7%) planeja fazer as compras até uma semana antes do Dia dos Pais. Outros 15,3% pretendem comprar entre 8 e 15 dias antes, e 13,4% deixarão a compra para o próprio dia. Aqueles que se programam com mais antecedência somam 10,6%.
LOCAL DA COMPRA – As compras online devem corresponder a 27,6% do volume de compras, mas o comércio presencial será o mais procurado, especialmente das lojas de rua. Somadas, as lojas do centro da cidade e de bairro receberão 32,5% dos consumidores. Os shoppings serão o local de compras de 27,6% dos paranaenses.
FORMA DE PAGAMENTO – Pagamentos à vista dominarão as transações, com 66,4% do total, sendo o Pix a modalidade preferida, com 33,2%, e o cartão de débito, 22,3%. Observa-se uma transição entre essas duas formas de pagamento: enquanto no ano passado o cartão de débito liderava com 33,8%, o Pix era a escolha de 24,8%. O cartão de crédito à vista será utilizado por 18,3% dos consumidores e a opção parcelada, por 13,8%. As compras em dinheiro corresponderão a 10,9% e o carnê ou crediário, 1,5%.
COMPORTAMENTO DE CONSUMO – Os consumidores estão cada vez mais informados antes de efetuar a compra. A maioria, 75,6%, realiza pesquisa de preço, principalmente pela internet (50,2%). Entretanto, o fator preço não é o que determinará a decisão de compra. A qualidade do produto é o que mais influencia, com 30,5%. O atendimento do vendedor é outro ponto determinante, com 20,7%. Somente depois os aspectos relacionados a preço são avaliados: promoção (15,3%), preço baixo (11,8%) e desconto (10,3%). A entrega e o valor do frete estão ganhando importância, com um aumento de 3,4 pontos percentuais, passando de 2% para 5,4% em relação ao ano passado.
METODOLOGIA – A sondagem da Fecomércio PR e do Sebrae/PR ouviu 373 pessoas entre os dias 3 e 10 de julho, em diferentes bairros de Curitiba. (Sebrae/PR Notícias e assessoria de imprensa da Fecomércio PR)