Alunos do 6º ao 9º ano escolheram poemas dos autores Berta Ribeiro e Lêdo Yvo para elaborarem os trabalhos
O Colégio Ecel, através das professoras de Língua Portuguesa e Literatura, Jhulyene Fabian Alexandre e Regiane Maria Ferreira realizou a XI Mostra Literária, nas dependências do Colégio, na última quarta – feira (28). Alunos do 6º ao 9º ano apresentaram diversos trabalhos inspirados nos autores brasileiros, Berta Ribeiro e Lêdo Yvo. Ambos comemoram em 2024 o centenário de nascimento.
O que é uma mostra literária?
Representa um momento de síntese desencadeado pela leitura de determinados gêneros de texto. Esse ano, os trabalhos foram desenvolvidos através de inspirações em poemas dos autores homenageados, pelo conhecimento de suas principais características e pela produção de textos e outros tipos de trabalhos artísticos que promovessem, então, novas atividades de leitura.
A professora Jhuliene Fabian destacou a importância de explorar diversos autores e diversos estilos durante a Mostra Literária. “Durante a elaboração dos trabalhos os alunos se envolvem com o material do autor. Esse ano, foram os poemas de Berta Ribeiro e Lêdo Yvo. Além disso, eles têm a própria interpretação dos trabalhos dos autores. Importante destacar também que a Mostra Literária envolve toda a família, já que os alunos conversam com os pais sobre a atividade, pedem opinião, leem os poemas com eles. Sabemos que todas às vezes que tem essa interação entre escola e pais é um grande incentivo para os alunos”, explicou a professora.
Já a professora Regiane Maria Ferreira, ressaltou que os alunos estavam bem engajados e que entraram no mundo dos poemas. “A Literatura faz parte da nossa vida, tudo é muito atual. Um exemplo é o trabalho dos alunos do 9º ano que trouxe a ditadura militar (regime instaurado no Brasil em 1 de abril de 1964 e que durou até 15 de março de 1985, sob comando de sucessivos governos militares), um tema que em 2022 foi trazido à tona, e com o trabalho os alunos puderam ter essa percepção”, disse a professora Regiane.
A diretora Geral do Colégio Ecel, Profª Joelma Cristina de Almeida da Costa, acrescentou que o Colégio Ecel busca incentivar cada vez mais a leitura e reforça a importância de apresentar autores para os alunos, já que quando um ou mais nomes são propostos para a realização da Mostra Literária é necessário que seja feita pesquisas para conhecer não apenas as obras, mas, também, a vida dos autores. “Sabemos que atualmente os jovens têm dificuldade em leitura, já que a tecnologia faz parte da vida deles, e isso diminui um pouco o interesse pelos livros”, refletiu.
A coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, Profª Ângela Balestero, destacou que o Colégio Ecel já apresenta a literatura aos alunos no 6º ano. “Os alunos leem os livros bimestralmente e isso já faz com que eles tomem gosto pela leitura. Todas as obras trabalhadas são relacionadas ao vestibular, e isso já é uma preparação para os alunos. Trabalhamos com o aprofundamento da leitura, para preparar melhor o aluno para o vestibular”, explicou Ângela.
Os alunos do 9º ano, Júlia Rafaela e Guilherme Fonseca, apresentaram um trabalho, inspirados em um poema de Lêdo Yvo relacionado à Ditadura Militar. Além de uma belíssima explicação sobre os períodos, os alunos fizeram uma comparação com os dias atuais, quando em 2022 algumas pessoas pediam a volta da Ditadura Militar. “Em 2022 algumas pessoas pediam a volta da Ditadura Militar, mas não é possível saber se seria bom para todos, já que dá primeira vez todos achavam que seria bom, e não foi”, ressaltou Guilherme Fonseca. A aluna Júlia Rafaela explicou que Lêdo Yvo escreveu o poema baseado em sua vida, quando começou a aprender a ler e escrever e, depois, quando adulto, falando sobre o povo e a greve.
PROJETOS DIFERENCIADOS – O Colégio Ecel, em seus 35 anos, mobiliza projetos diferenciados, em diversas áreas, visando a educação transformadora. São ações em áreas, como: Mostra Literária, Clube do Livro, Projeto Profissões, Ciclo de Debates, Feira de Ciências, Exposição de Arte, Projeto “Meu Pequeno Autor”, Projeto de Vida, Jogos Interséries, Café Filosófico, Feira de Profissões, Feira do Empreendedorismo, Viagens Culturais e Acadêmicas, Simulado Bimestral, Musicalização, PES Language Program (Programa de Língua Estrangeira, em uma parceria com a Universidade de Cambridge, da Inglaterra), Recreio Junino, Visita às Universidades, Espanhol desde a Educação Infantil, entre outras ações.
Visite o Colégio Ecel. Venha conhecer os diferenciais e faça parte desta história de transformação. Matrículas estão abertas: Rua Antônio Sartori, 981. Fone / WhatsApp: (43) 3542-4558. www.colegioecel.com.br .