Diariamente o Santuário São Miguel Arcanjo, de Bandeirantes, recebe visitantes de várias regiões do Paraná e também de outros estados brasileiros. Mas esse número aumenta mil vezes mais todo dia 29 de cada mês com as celebrações de missas e missas votivas. Agora, é possível imaginar a quantidade de devotos durante a semana, quando se trata do dia 29 de setembro? Data esta em que se comemora a instituição da construção do local e também o dia do arcanjo que melhor representa a luta do bem contra o mal para a Igreja Católica.
O Santuário, que completa 12 anos em 2024, é uma das principais atrações da rota de turismo religioso do Paraná, consolidada como uma das mais importantes do Brasil, sendo o terceiro maior do mundo dedicado a São Miguel Arcanjo, atrás apenas do Santuario di San Michele Arcangelo, na Itália, e do Mont Saint-Michel, na França, atrai peregrinos de todo o País. O local abriga uma das maiores estátuas religiosas do Sul do Brasil: um São Miguel Arcanjo de 19,2 metros feita em aço inox, que está sobre uma estrutura de 18,5 metros. Integram o complexo do Santuário também, uma cruz de 81 metros de altura, considerada a maior do Brasil, e a Gruta Nossa Senhora de Lourdes e os Nove Coros de Anjos, sendo que no seu interior foram esculpidas obras sacras.
A cruz está instalada sobre a gruta, e assim como a estátua de São Miguel, podem ser vistas à distância, já que ficam no alto de um morro, encantando os viajantes por sua força religiosa e beleza.
O local simboliza mais que as gigantescas estruturas metálicas, marca a dimensão e grandiosidade da fé dos romeiros que chegam, nesta data comemorativa, especialmente em peregrinação religiosa para o cumprimento das graças recebidas.