A Universidade Estadual do Norte do Paraná, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, deu início na terça-feira (29) a primeira Mostra de Arte e Cultura LGBT+. O evento visa proporcionar à comunidade acadêmica e externa um espaço de expressão artístico-cultural da cultura LGBTQIAPN+. O evento acontece no Parque Universitário de Ciência, Cultura e Inovação da UENP.
A Mostra busca fomentar um ambiente inclusivo e propício ao debate sobre a diversidade, sobretudo no âmbito universitário. “Essa Mostra é o mais recente evento artístico que passa integrar o calendário da Universidade. Trata-se de uma agenda que possibilitará, a essa comunidade, o acesso aos espaços que acolherão as expressões de seus membros. O Museu de Arte e Cultura Popular, bem como o Galpão Cultural Romano Nunes serão os primeiros equipamentos culturais que receberão as primeiras ações”, compartilhou o diretor de Cultura da UENP, James Rios.
A programação, que começou ontem (29), foi elaborada em parceria com o Festival CineUrge, e trouxe a Mostra Cinema e Diversidade. Também foi realizado um bate-papo sobre os filmes exibidos com Carol Santos, Juno Gasparoto e Renan Bonito, ampliando a discussão sobre representatividade no audiovisual.
Já na sexta-feira, dia 1º de novembro, será realizada a oficina ‘Desenho livre com foco na autoimagem’ (classificação indicativa: 16 anos), com Edson Godinho, a partir das 14h. As inscrições devem ser realizadas através de formulário online. No período da noite, às 20h, acontecerá a abertura da exposição ‘Cruzos do Amor’ no Museu de Arte e Cultura Popular do Norte do Paraná, de Edson Godinho e um bate-papo com o artista. Na mesma ocasião, será apresentada a cena curta ‘ATERRA’, com Renan Bonito.
O artista Edson Godinho partilhou sobre a exposição que será realizada na Mostra e que ficará em cartaz até o dia 28 de fevereiro de 2025. “O ‘Cruzos do Amor’ fala sobre desencontros e encontros, comuns à vida. Compartilho, nesta instalação, desenhos e fotos minhas de diferentes etapas. Ao olhar com distância, ‘Cruzos do Amor’ revela muito sobre meus processos criativos por meio da minha imagem, sentimentos, sensações e experiências. Fico muito feliz que esta exposição nasça em um evento tão pioneiro como a Mostra Arte Cultura LGBT+”, disse.
Para o produtor cultural da CNX, Renan Bonito, é muito gratificante participar do evento. “Esperamos que a Mostra se torne um evento anual e que possa crescer cada vez mais. Realizar eventos com distintos públicos-alvo, garantindo acesso e diversidade cultural, sem dúvida, é um ganho não apenas para a Universidade, mas para toda a sociedade, bem como para a cultura local e regional”, frisou.