Em Santa Amélia

O Colégio Estadual Carlírio Gomes dos Santos, em Santa Amélia, recebeu no último dia 21, o documento de ordem de serviço para ampla reforma em sua dependência. A autorização foi oficializada pelo Instituto Fundepar, sendo que o estabelecimento de ensino receberá um investimento de R$ 1,9 milhão e deverá estar concluída em 180 dias. Na solenidade oficial de entrega da liberação, a diretora do colégio Paula Regina dos Reis Pagliaci comemorou a vinda dos recursos para as melhorias no atendimento aos alunos, professores, na comunidade escolar como um todo.

O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli esteve também na cerimônia ao lado da chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Cornélio Procópio, Mayra Moraes, e de demais autoridades. “Nos integramos à luta de toda a comunidade escolar para conseguir esta modernização do colégio de Santa Amélia. É um investimento robusto que permitirá melhorias nas condições de ensino, beneficiando alunos, professores e funcionários da escola”, destacou Romanelli. “É um avanço que deve ser celebrado, fruto de um trabalho conjunto e tenho o orgulho de poder ajudar. A educação é transformadora e sempre merecerá minha absoluta dedicação”.

No evento em Santa Amélia, Romanelli destacou a decisão do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) de ampliar o orçamento da Educação, que chegará a R$ 18,6 bilhões no ano que vem, somando recursos para ensino fundamental e para as universidades. Um dos investimentos importantes, afirmou o deputado, é a instalação de aparelhos de ar-condicionado em 100% das salas de aula da rede estadual.

Ao falar sobre esta questão, que deve resolver o desconforto térmico nos colégios estaduais, Romanelli chamou a atenção para os efeitos da mudança climática, que já estão presentes no mundo. “Temos calor cada vez mais intenso, mesmo fora de época, e a tendência é piorar”, disse. Ele acrescentou que a Assembleia Legislativa vai instituir uma comissão parlamentar específica para tratar do tema, juntamente com o governo e os municípios.

ORÇAMENTO PÚBLICO – “Estamos vivendo no Paraná um momento extremamente relevante do ponto de vista dos investimentos públicos, com recursos disponíveis para todas as áreas”, afirmou Romanelli ao citar a audiência pública que conduziu recentemente, na Assembleia Legislativa, para debater com a sociedade a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025. Segundo ele, além do grande volume de dinheiro para a educação, a saúde e a segurança pública também terão seus orçamentos ampliados para o exercício de 2025, assim como a área de infraestrutura e de apoio aos municípios. “Um dos desafios que vamos enfrentar no próximo exercício será executar o maior orçamento da história do Paraná na sua plenitude, porque dinheiro há”, pontuou Romanelli.

Estiveram ainda presentes no evento alunos, professores, engenheiros do NRE/Cornélio Procópio, prefeito municipal Antonio Tamis, vereador Evalmir Siviero, vereadora Cleivis Bertoletti, representante da Igreja Congregação Valdeci Galdino, assessor parlamentar Fernando Fabrício Pagliaci, e demais convidados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui