APAE de Abatiá está no Rio de Janeiro no maior evento artístico de pessoas com deficiência intelectual

Os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Abatiá estão no Rio de Janeiro e ficam até amanhã (12), quinta-feira. Eles estão representando o Paraná no 12º Festival Nacional Nossa Arte. A conquista veio após serem campeões na fase estadual que aconteceu em Curitiba no mês de outubro.

Durante a fase estadual mais de 800 artistas estiveram em apresentações de dança, música, artes visuais e literárias. Entre os objetivos do evento está em promover a arte através de apresentações e exposições em diversos gêneros artísticos, despertando o gosto pelas atividades artísticas com fins educacionais e formativos.
A professora Walquíria Caetano e outros professores estiveram envolvidos na coreografia. Ela explica que iniciaram com dez alunos e durante o processo, chegaram ao número de 15 para a apresentação que aconteceu na cidade de Curitiba.

APAE“Sempre estivemos mostrando vídeos para ensinar os passos, e depois tornar mais fácil o ensaio. A roupa foi confeccionada pelos professores e diretores dentro da cultura”, comenta Walquíria Caetano. Ela ainda destaca que após o festival regional no ano passado, desde o início do período letivo já aconteceu a preparação para a fase estadual.

Esta é a primeira vez que o Rio de Janeiro recebe o Festival Nacional Nossa Arte, que é realizado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Brasil a cada três anos desde 1995. São esperadas mais de 2 mil pessoas, sendo 1,3 mil pessoas com deficiência (PCDs), seus familiares e cuidadores e profissionais das Apaes de todo o país.
O evento, que também marca os 70 anos da Apae Rio, a primeira do Brasil, contará com delegações de 23 estados e do Distrito Federal.

O festival conta com apresentações de dança, teatro e música, que estão sendo apresentados em três diferentes palcos, além de exposição de obras de literatura e de artes visuais, dispostas em espaço expositivo.
Todos os trabalhos são desenvolvidos por pessoas com deficiência das Apaes de todo o Brasil, promovendo a socialização de experiências em caráter de inclusão social e contribuindo efetivamente para a conscientização de que a pessoa com deficiência avança em seu processo de autorrealização mediante a expressão artística. (Por Marcos Júnior/Foto Instagram @apaeabatia)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui