Recentemente, o Colégio Bela Vista promoveu uma mostra pedagógica para apresentar aos pais e à comunidade local os projetos educacionais desenvolvidos ao longo do ano. A iniciativa tem como objetivo destacar os trabalhos realizados com os alunos, permitindo que eles não apenas vivenciem o ensino regular, mas também se envolvam com atividades extracurriculares que contribuem para o seu desenvolvimento futuro.
Segundo a pedagoga do Colégio Bela Vista, Jaqueline Cristiane dos Santos, várias foram as iniciativas realizadas no decorrer do ano letivo, entre os destaques, por exemplo, estão o programa de robótica, o futsal, o Programa Mais Aprendizagem (PMA) e o Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM) Espanhol. Ela ressaltou a importância da participação dos alunos nessas atividades para o enriquecimento do aprendizado. “Nosso objetivo é incentivar os pais a matricularem seus filhos não apenas no ensino regular, mas também nos projetos, pois eles oferecem um aprendizado valioso que pode impactar a vida futura deles”, afirmou.
A diretora do Colégio, Solange Belizário, também destacou a relevância dos projetos para a vida dos alunos. Ela emocionou-se ao falar do PMA, que resultou em um livro escrito pelos próprios estudantes. “Fico arrepiada ao ver o resultado desse trabalho. É algo que vai marcar a vida dessas crianças para sempre. Elas produziram textos que vão levar para a vida adulta”, disse e enfatizou que o PMA não é apenas um programa de reforço, mas sim uma oportunidade para os alunos aprenderem mais, além das aulas regulares.
E foi na Mostra Pedagógica que houve a apresentação do livro elaborado pelos alunos, resultado de um trabalho coletivo, onde fizeram uma releitura de filmes como ‘Alice no País das Maravilhas’ e ‘Coraline’. “O objetivo é reforçar o aprendizado dos alunos na língua portuguesa, abordando diferentes gêneros textuais, como trabalhar a escrita e a interpretação de forma criativa, e o livro é um reflexo desse aprendizado”, disse a professora Regiane Maria Ferreira.
Outro destaque foi o projeto de robótica, que vem encantando os alunos. O professor Ivan Cesar de Carvalho explicou que, desde o início do curso, os estudantes trabalham com diversos conceitos, desde maquetes e brinquedos simples até robôs mais complexos, como os carros de batalha e os seguidores de linha.
A escola já conquistou premiações, como a segunda colocação na Fetec e a participação na feira de robótica da UTFPR em Jacarezinho. Ivan falou também sobre a receptividade dos alunos, que demonstram grande entusiasmo pelos projetos. “A repercussão dos alunos e da comunidade tem sido muito positiva, e o retorno é muito bom. Eles gostam do conteúdo e da prática”, disse.
Na área esportiva, a professora Gislaine Inácio, responsável pelos projetos de futsal e vôlei, ressaltou os resultados das equipes, sendo o futsal masculino, o carro-chefe da escola que conquistou vitórias importantes. Ela também destacou a relevância do futsal feminino, mesmo que ainda persista certo preconceito. “Muitas pessoas ainda pensam que o futsal é um esporte masculino, mas as meninas adoram e se dedicam muito”, comentou Gislaine, comemorando as vitórias e a participação crescente das meninas nos torneios.
O projeto CELEM Espanhol, sob orientação da professora Andressa Barboza de Araújo Gouvêa, ofertou aos estudantes aprendizagem da língua espanhola, como ainda o aperfeiçoamento cultural e profissional. No V Encontro Cultural CELEM realizado em novembro na cidade de Cornélio Procópio, que teve como tema ‘Países hispânicos’, os alunos do projeto participaram homenageando o país ‘Colômbia’.
“A apresentação dos nossos alunos contou com a exposição de dados geográficos e culturais do país e com uma apresentação de dança da canção ‘Colombia, mi encanto’, tema do filme Encanto, da Disney. Foi uma tarde de muita interação e celebração das diferentes culturas representadas pelo CELEM. Um momento de muito aprendizado para todos os alunos”, relatou.