O Sistema FAEP está com um edital aberto para credenciar novos instrutores para o curso de ‘Classificador de Grãos – Milho e Soja’. O treinamento abrange conhecimentos em classificação e tipos de defeitos nos grãos utilizando a legislação vigente. Os interessados em participar do processo seletivo têm até o dia 9 de fevereiro para realizar a inscrição.
O processo de credenciamento terá etapas eliminatórias. A primeira é a das inscrições, por meio de um formulário, seguidas pela análise de currículos. Na sequência, o Sistema FAEP realiza uma prova técnica classificatória a distância (ead). Os classificados serão submetidos, então, a uma prova pedagógica classificatória (também ead) e na quinta fase os classificados passarão por uma capacitação técnica presencial. Por fim, os que passarem por todas as etapas terão ainda uma avaliação presencial técnico-pedagógica, com apresentação de aula demonstrativa.
O curso “Classificador de Grãos – Milho e Soja” tem um total de 24 horas e o conteúdo abrange a legislação da classificação vegetal, a identificação de grupos, classes e defeitos encontros nos grãos. Também integram o programa do treinamento a qualidade do produto, a determinação da umidade, impurezas e matérias estranhas, amostragem para classificação, entre outros tópicos.
Os interessados em participar do processo precisam ter ensino superior ou técnico, registro de classificador credenciado no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) com comprovação por meio de certificado de conclusão do curso (diploma). As habilidades exigidas aos participantes incluem experiência comprovada em classificação de grãos.