A construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) em Jacarezinho está com 32% das obras executadas. A informação foi repassada pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Jacarezinho na última semana. O projeto é que o espaço possa atender mais de 20 mil consultas por mês dos 22 municípios consorciados no Norte Pioneiro.
A obra é uma ação através da Secretaria do Estado da Saúde (SESA) em parceria com a Prefeitura de Jacarezinho, através do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (CISNORPI). Com investimento de aproximadamente R$ 24 milhões o espaço terá uma estrutura moderna de 3,5 mil metros quadrados, incluindo 39 consultórios multiprofissionais, 10 salas de exame.
Além do atendimento médico especializado, a unidade também oferecerá exames laboratoriais e de imagem, um Centro de Especialidades Odontológicas e um Laboratório de Prótese Odontológica. “Essa obra representa um marco histórico para Jacarezinho e toda a região. O AME será um ponto de apoio fundamental para o atendimento especializado, reduzindo filas e deslocamentos para outras cidades”, destacou o prefeito Marcelo Palhares.
HOMENAGEM – O prédio do Ambulatório Médico de Especialidades será denominado como Dr. Emmanuel Gonçalves Vieira, em referência ao médico e ex-prefeito de Jacarezinho, falecido em 2021. A homenagem acontece segundo a Lei nº 4.461/2024, proposta pela câmara de vereadores e sancionada pela prefeitura de Jacarezinho através da publicação em Diário Oficial.
De acordo com a justificativa explicitada na lei em questão, a iniciativa “homenageia e torna perene na história de Jacarezinho um homem que, com seu trabalho, honestidade e honradez, contribuiu para o desenvolvimento do município”.
Dr. Emmanuel atuou como médico em Jacarezinho por quase 60 anos, após chegar ao município em 1961. Graças a sua atuação na medicina, carisma e integração com a comunidade, logo se tornou figura querida entre os moradores.
Além de ter sido duas vezes eleito prefeito de Jacarezinho, Dr. Emmanuel também foi professor das antigas Fafija e Faefija (hoje UENP) e diretor da Santa Casa, entre uma série de participações de destaque perante a comunidade.
ABRANGÊNCIA – Municípios atendidos pelo CISNORPI são Barra do Jacaré, Cambará, Carlópolis, Conselheiro Mairinck, Figueira, Guapirama, Ibaiti, Jaboti, Jacarezinho, Japira, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Pinhalão, Quatiguá, Ribeirão Claro, Salto do Itararé, Santana do Itararé, Santo Antônio da Platina, São José da Boa Vista, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz. (Por Marcos Júnior com informações da Assessoria da Prefeitura de Jacarezinho / Foto Bruno Duarte)