Foi-se embora mais um ano. Foram 12 meses, 365 dias onde pagamos contas e procuramos um lugar na vida para estacionar. Um ano a mais de experiências vividas, e um ano a menos de juventude. Um ano a mais de filmes que gostamos, trabalhos que nos frustraram e pessoas com quem convivemos menos do que gostaríamos. Tempo consumido em chopes, estradas, telefonemas, suor, tevê e cama. Você envelheceu ou cresceu este ano?

Este, nem de longe, foi o ano mais fácil para muitas pessoas, mas com toda certeza muitos cresceram como seres humanos. Foi um ano de intensas transformações, despedidas, encontros, reencontros, começos, recomeços, pontos finais, abandono da zona de conforto, mudanças, lágrimas, inúmeros sorrisos, metas cumpridas, mudanças de rota, percalços, etc.

E para 2019, quais são seus planos?

Quando se inicia um novo ciclo como o início de um ano, entramos no modo ‘planejamento’. Colocamos metas que desejamos no papel e nos esforçamos ao máximo para cumpri-las ao longo de todo um ano, porém, com o passar do tempo, deixamos as mesmas de lado ou nos frustramos por muitas vezes não termos conseguido realizá-las.

Precisamos é compreender que, quando traçamos metas, não podemos apenas pensá-las do modo intelectual. Temos um corpo também que muitas vezes pode não reagir da forma que esperamos.

Metas e estratégias boas são aquelas que, de algum modo, ligam nosso corpo ao nosso intelecto, podendo ser as mais simples possíveis, desde que seja algo que te leve a uma disciplina, facilitando sua conquista da mesma. Assim criaremos um hábito e evitaremos frustrações futuras.

Imaginamos sempre que precisamos de uma meta complexa para o início de um novo ciclo, mas ao contrário, quanto mais complexa a meta, maior a dificuldade que teremos em concluí-la.

Porém, quando estabelecemos metas e conseguimos concluí-las, crescemos em virtude, e, crescendo em uma, todas as outras a acompanharão. Assim, não importa o quão pequeno foi a meta que você traçou.

Metas pequenas estão ligadas a coisas maiores, coisas que realmente queremos. Metas são diferentes de ideias. Podemos ter a ideia de emagrecer, por exemplo, mas vamos colocar como meta fixa ter uma vida mais saudável, assim, suas ideias estarão ligadas as suas metas e será muito mais fácil de realizá-las ao longo do ano.

Em 2019 inverta a rota, solte a mão do passado e do futuro e esteja presente.

Por Suellen Naime

Psicóloga na Clínica Polimed, no endereço Avenida Prefeito Moacyr Castanho, 1958, centro, com telefones (43) 3542-1620 ou 9.9834-0148 (whatsapp).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui