Atividade interdisciplinar

As professoras Deise Simões e Mariane Chaves realizaram uma atividade interdisciplinar com a turma do 6º ano envolvendo as disciplinas de Ciências e Matemática. Os alunos puderam aprender sobre volume, heterogêneo e homogêneo, e na prática eles produziram um yogurt fake, misturando leite condensado, creme de leite e suco em pó.

Durante a aula, eles misturaram os ingredientes e colocaram em uma forma, já que é necessário que o preparo seja levado para a geladeira. A professora Deise explicou que essa atividade serviu para trabalhar as dimensões, a sequência dos produtos adicionados, volume (já que durante a mistura, formam – se bolhas de ar e dessa forma o volume aumenta), além da textura, que muda após ser refrigerado. “A professora Mariane Chaves trabalhou com os alunos a miscibilidade, já que existe uma reação química quando os produtos são misturados. Apesar de ser alimentos, existem elementos químicos em suas composições”, explicou a professora Deise. Além disso, os alunos podem perceber o aumento do volume, a consistência e devem respeitar a sequência dos ingredientes, para que o experimento dê certo.

Após a mistura estar pronta, foi colocada em uma travessa, em que foi estudado também a largura, profundidade e comprimento, e levado a geladeira, os alunos puderam experimentar o yogurt fake no outro dia.

Na parte de ciências a professora Mariane explicou que durante a aula prática, os alunos puderam observar a ocorrência de transformação química, com a junção dos ingredientes. “Transformação física, a mistura líquida tornou-se semi-sólida após 24h na geladeira. E, por fim, os alunos puderam observar a formação de uma mistura homogênea, preparando-os para novo conteúdo onde aprenderemos as diferenças entre misturas heterogêneas e homogêneas”.

HETEROGÊNEO – Significa que algo é composto por mais de uma fase. É composto por duas ou mais fases que são visivelmente diferentes e as propriedades variam ao longo da mistura. Exemplos: água e óleo, granito.

HOMOGÊNEO – Possui uma única fase sendo que as propriedades são as mesmas em qualquer parte da mistura. É uma solução que não tem composição fixa. Exemplos: água salgada, ar atmosférico, água com açúcar.

A diferença entre misturas homogêneas e heterogêneas é definida de acordo com a capacidade de mistura das substâncias. Como identificar uma mistura homogênea ou heterogênea? Se conseguir distinguir as fases da mistura, então é heterogênea. Se não conseguir distinguir as fases da mistura, então é homogênea. A maioria dos materiais encontrados na natureza, em nossa sociedade e em nosso corpo são misturas de duas ou mais substâncias. (Assessoria)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui