
No último dia 20, no Auditório Thomaz Nicoletti no Campus Luiz Meneghel da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), foi instalada a Procuradoria da Mulher em Bandeirantes pelo Poder Legislativo. A ocasião também foi para dar posse a procuradora do órgão, vereadora Flávia Silva, e vice-procuradora, vereadora Denise Cappi.
O evento contou com a presença dos vereadores e vereadoras, Poder Executivo, assessores da administração municipal, representantes do Fórum da Justiça da Comarca local, direção da UENP/Campus Luiz Meneghel, dentre outras personalidades e lideranças públicas. A deputada estadual Cloara Pinheiro, representante da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e procuradora da Procuradoria da Mulher no Paraná, destacou o avanço significativo do estado na proteção feminina. Com a implantação de novas Procuradorias da Mulher, o Paraná alcançou a expressiva marca de 171 unidades (março de 2025), consolidando-se como referência nacional no fortalecimento dessa rede de apoio.
Além de Bandeirantes, os municípios de Santa Inês, Itaguajé, Guamiranga, Ribeirão do Pinhal, Diamante D’Oeste e Bituruna também se juntaram à maior rede de Procuradorias da Mulher do Paraná, demonstrando o compromisso do estado em garantir um futuro mais seguro e igualitário para suas cidadãs.
A deputada Cloara Pinheiro, que foi mantida no comando da Procuradoria Especial da Mulher na Assembleia Legislativa do Paraná (ProMu) para o biênio 2025/26, celebrou o avanço e destacou a importância da iniciativa. “Cada nova Procuradoria é uma vitória para todas nós, um passo importante rumo à garantia de um futuro mais justo e acolhedor para as mulheres paranaenses. Com muito trabalho, dedicação e parcerias, seguimos firmes na luta por mais direitos e igualdade”. A vereadora Flávia Silva, que assumiu o cargo de primeira Procuradora da Mulher do Poder Legislativo, expressou durante seu discurso de posse, a honra e compromisso com a causa do público feminino.
SUPORTE – Desde sua criação, a ProMu tem desempenhado um papel fundamental no suporte às vítimas de violência e na capacitação das procuradoras municipais, realizando milhares de atendimentos e garantindo orientação e assistência adequadas.
A Procuradoria da Mulher atua na defesa dos direitos femininos em diferentes esferas, como a política, o ambiente de trabalho, as instituições de ensino e o lar. Além disso, está preparada para receber denúncias de discriminação, cerceamento de direitos e violência contra a mulher, assegurando os encaminhamentos necessários para soluções rápidas e eficazes junto a outros órgãos e instituições, sejam elas públicas ou privadas.
“A Procuradoria é um órgão essencial que defende todos os direitos das mulheres. Além disso, é um espaço de acolhimento para todas que precisem de apoio. Nosso compromisso é acolher, escutar e resolver”, reforçou Cloara.
Para garantir a qualidade e credibilidade desse trabalho, a equipe da Procuradoria oferece mentoria e suporte às unidades municipais, assegurando que funcionem de maneira eficaz.