Com o tema “Raízes do Brasil: A Sabedoria dos Povos Originários”, alunos, professores e gestores da Escola Municipal do Campo Arco Iris, no Patrimônio Nossa Senhora Aparecida, em Andirá, desenvolveram um projeto muito especial, de levantamento informacional sobre os saberes tradicionais dos povos indígenas, em alusão ao mês em que se comemora o Dia dos Povos Indígenas no país. O trabalho, que foi apresentado em uma Mostra Pedagógica na instituição, apresentou, desde a sua organização, diversas reflexões e atividades coletivas e alusivas, despertando o olhar cultural e de consciência histórica nos alunos do 5º ano (Ensino Fundamental I), buscando despertar os alunos para a conscientização da importância da representação social dos indígenas na história do Brasil.

Para a diretora da instituição, Profª Andrea Fernandes, a proposta teve como embasamento as competências e habilidades apresentadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de forma interdisciplinar (como as áreas de história, geografia, ciências, língua portuguesa, arte), e como objetivo: Promover o reconhecimento e valorização da diversidade cultural indígena; Combater estereótipos e preconceitos em relação aos povos originários; Desenvolver a consciência histórica e ambiental; Estimular a interdisciplinaridade por meio da arte, da literatura, da história e da ciência indígena; Incentivar o protagonismo dos alunos na produção e apresentação do conhecimento.Foi realizado uma exposição de arte indígena (com produções dos alunos), além de um mapa com localizações e características de diferentes etnias.

De acordo com a diretora: “Os alunos coletaram materiais reciclados para a confecção de instrumentos musicais e brinquedos indígenas, pesquisaram sobre os alimentos consumidos e que hoje está no dia a dia e na mesa dos brasileiros, além de estudarem as tribos, suas línguas e suas localizações dentro do território brasileiro. Identificamos algumas ervas medicinais que serviam para a cura dos povos, bem como os alimentos cultivados, como a mandioca, tapioca, milho, pipoca, entre outros”, relatou a professora, complementando: “Os alunos e seus familiares prepararam os alimentos para serem degustados pelos visitantes. Nossos estudantes construíram também, pequenos cestos de barbante, cocares, pulseiras e colares, valorizando os traços e as cores vibrantes da cultura indígena, reproduziram a arte do grafismo nos objetos produzidos por eles. Os alunos fizeram exposição dos seus trabalhos para os alunos da escola e os convidados da comunidade.

Participaram da organização da Mostra Pedagógica, os alunos: Alexia, Caio, Karmem, Lívia, Mary Angela, Maria Eduarda,Miguel, Mikael, Rafael e Thiago. Professora Mara Regina. A equipe da Secretaria Municipal de Educação de Andirá também esteve presente, prestigiando os trabalhos desenvolvidos e destacando a importância desta ação para a dinamização dos diálogos e projetos sobre os temas que envolvem os povos indígenas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui