Sistema vai permitir agilidade e dinamização do serviço e atendimento

A Prefeitura do Andirá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último dia 29 capacitação e apresentação do Sistema ProSaúde que atuará na interligação e gestão de dados com intuito de dinamizar o atendimento à população. O encontro foi direcionado aos ACS (Agentes Comunitários de Saúde) e coordenado pela equipe da Secretaria de Saúde, juntamente com os representantes técnicos da empresa responsável pela implantação do software. A Prefeitura também disponibilizará aparelhos de tablets que implica na modernização das ferramentas de registros de informações coletadas pelos agentes.

“A tecnologia vai substituir o papel e, assim, melhorar o processo de informação e atendimento à comunidade”, comentou William Henrique, representante da empresa responsável pela implantação do Sistema de Informação. De acordo com ele, a principal mudança está no recolhimento de informações que passará a ser realizado de modo digital. “Com isso, cada cidadão usuário terá um prontuário eletrônico, com dados que poderão ser acessados, inclusive, pelos médicos, nos momentos de atendimentos e consultas. Lá, terão informações alimentados por vários setores que direcionaram atendimentos ao usuário, trazendo praticidade”, destacou. Este primeiro encontro foi para mostrar aos ACS como serão alimentados os dados e o uso do aparelho no cotidiano, inclusive, os registros da rota e posição.

A secretária municipal Saúde, Ednyra Godoy, explicou a importância dos investimentos no processo de dinamização dos trabalhos dos profissionais, sendo um avanço na modernização do sistema de saúde no município. Durante sua explanação, Ednyra ressaltou que o próprio usuário também poderá ter acesso ao prontuário, através de um aplicativo. O médico Rodrigo Colleti, que atende na Sociedade Beneficente Hospitalar, também esteve presente e informou que a interligação de informações também envolve o hospital, facilitando os atendimentos. Ele também enalteceu a importância dos ACSs no contato contínuo e diretos aos pacientes. “Vamos fazer um trabalho diretamente nas Unidades Básicas de Saúde, com estes profissionais. O olhar deste atendimento direto tem que ser dos Agentes. São quem vinculam os pacientes. São os elos. E precisam assumir esta identidade”, disse o médico aos Agentes.

De acordo com Eliane Cristina Toneto, Agente Comunitária no Distrito Nossa Senhora Aparecida, esta iniciativa vai modernizar os trabalhos. “Fica melhor com a informatização. Hoje a gente tem que fazer tudo a mão, no caderno, depois ainda colocar tudo no computador. Agora, irá direto para o Sistema. Facilita todo o trabalho. Aprovamos a iniciativa”, relatou. (Da redação com assessoria).

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