Curso voltado para a capacitação de gestão organizacional

Começou nesta segunda-feira, dia 04, a segunda turma do curso Kaizen 5S, envolvendo proprietários rurais que queiram encontrar caminhos para dinamização da economia criativa em suas comunidades.  O encontro, que aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação, foi uma primeira apresentação do curso, coordenada pelo instrutor Guilherme Tavares.  A proposta, mobilizada pela Prefeitura de Andirá, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, numa parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Sindicato Rural de Andirá, está inovando na formulação de estratégias de incentivo à economia rural. O trabalho consiste em identificar proprietários rurais que desejam desenvolver atividades comerciais com foco, por exemplo, na gastronomia, turismo de passeio, artesanato e diversas outras áreas.

O diagnóstico destas possibilidades foi apresentado a um grupo de 14 proprietários rurais, através de um curso de capacitação de gestão organizacional chamado Kaizen 5S, em 2018. Os resultados foram bastante afirmativos e instigaram os proprietários rurais no desenvolvimento de estratégias para mobilizar a economia de suas propriedades. A idéia fundamenta-se numa metodologia moderna de administração, baseada na experiência japonesa, que consiste na melhoria contínua dos processos, seja ele pessoal, familiar, social ou profissional.  No conteúdo programático, justificando os 5S, constam os seguintes pilares: Senso de Utilização, Senso de Ordenação, Senso de Limpeza, Senso de Padronização e Senso de Disciplina.

O curso, com duração de dois meses, reúne os participantes em encontro semanal. Há, também, visitas do consultor nas propriedades, onde realizam orientações. Vários eventos demonstrando os resultados foram mobilizados com apoio da Prefeitura no ano passado. Este ano, 18 vagas foram abertas e rapidamente preenchidas. De acordo com a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sueli Nardone, o curso é uma grande oportunidade para o desenvolvimento de alternativas de empreendedorismo rural.

A Secretária destacou, ainda, que o curso também tem como meta ampliar a presença de Andirá na rota do turismo regional. Com esta ação, conquistado via parceria com o Sindicato Rural e Senar, potencializa-se os caminhos para dinamização econômica das propriedades rurais. O curso cederá uma certificação de reconhecimento internacional às propriedades. “A Prefeita, Ione Abib, desde o início da gestão, tem nos instigado a buscar políticas públicas de incentivo ao turismo, como meio de geração de emprego e renda. Criamos leis, mecanismos de desenvolvimento de projetos e, este curso, do Kaizen, está nos possibilitando promover estas ações com resultados efetivos nas comunidades rurais”, disse a Secretária. A Prefeita também participou do encontro desta segunda-feira e destacou a importância do Kaizen 5S para ajudar a ampliar a modernização e a dinamização de gestão. (Da assessoria).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui