O Norte Pioneiro é um dos principais destaques do novo pacote de investimentos anunciado na semana passada pelo Governo do Paraná, que vai destinar R$ 433,4 milhões para obras estruturais em 12 municípios. Na região, as cidades de Quatiguá e Salto do Itararé vão receber, juntas, R$ 45,8 milhões. O governador Carlos Massa Ratinho Junior confirmou a liberação dos recursos detalhando que a verba será aplicada em pavimentação de vias urbanas e rurais, novas unidades de saúde, creches e espaços de assistência social.

Dentro do montante destinado ao Norte Pioneiro, Quatiguá contará com R$ 28 milhões para pavimentar ruas, adquirir maquinários rodoviários e veículos de saúde, além de construir uma creche, dois Pronto Atendimentos Municipais (PAM), duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e um centro de fisioterapia. Para Salto do Itararé, foram reservados R$ 17,8 milhões, que vão custear a construção de uma creche, um centro de fisioterapia, um barracão industrial, além do asfaltamento de estradas rurais e da compra de equipamentos médicos.

Além do Norte Pioneiro, o pacote atende municípios de outras quatro regiões do estado, com destaque para os Campos Gerais, que concentra a maior fatia financeira, somando R$ 204,5 milhões. Desse valor, Castro receberá R$ 107 milhões para pavimentação da rodovia que dá acesso ao distrito de Socavão, iluminação e rede de ensino. Palmeira terá R$ 52 milhões aplicados em melhorias viárias, veículos e postos de saúde, enquanto Piraí do Sul investirá R$ 45,5 milhões em infraestrutura urbana e no asfaltamento do acesso ao Santuário de Nossa Senhora das Brotas, impulsionando o turismo religioso local.

Na região Centro-Oeste, o Governo do Estado distribuirá R$ 154 milhões entre três cidades. Ubiratã lidera o repasse na região com R$ 76 milhões voltados a estradas, creches e frotas. Mamborê receberá R$ 58 milhões para zerar a falta de asfalto na área urbana e melhorar acessos rurais, incluindo a ligação ao distrito de Guarani, além de erguer um centro de especialidades médicas. Já Rancho Alegre contará com R$ 20 milhões para pavimentação integral de suas ruas urbanas e manutenção de vias rurais.

Por fim, a região Oeste e a Região Metropolitana de Curitiba completam o cronograma de repasses. No Oeste, o investimento total é de R$ 82 milhões, divididos entre Santa Terezinha de Itaipu (R$ 30 milhões), Tupãssi (R$ 27 milhões) e Santa Tereza do Oeste (R$ 25 milhões), com foco na construção de espaços de convivência, Casas da Mulher Paranaense e reestruturação agrícola. Na Região Metropolitana de Curitiba, o município de Quatro Barras fecha a lista de beneficiados, recebendo R$ 23 milhões para a execução de diversas obras públicas locais.

Os recursos liberados integram programas integrados de várias secretarias estaduais. Entre as principais iniciativas estão o “Asfalto Novo, Vida Nova”, focado na universalização da pavimentação urbana e iluminação em LED; o “Estrada Boa”, voltado à infraestrutura rural; e o “Infância Feliz”, que atualmente coordena a construção de centenas de creches pelo Paraná. Segundo o Executivo estadual, a liberação das verbas ocorre à medida que os projetos técnicos elaborados pelas prefeituras são aprovados pelo Paranacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui