Saúde das participantes com excelentes resultados

O projeto ‘Caminhada Feliz Idade’, desenvolvido pela equipe da unidade básica do posto de saúde Francisco Teixeira Ribeiro ‘Teixeirinha’ (Estratégia Saúde da Família), em Bandeirantes, completa neste mês um ano de atividades.

A enfermeira responsável pelo projeto e posto de saúde, Edna Regina, explicou que a prática regular de caminhada é uma complementação da assistência junto às usuárias frequentadoras na UBS Teixeirinha. O projeto acontece três vezes na semana, no período da manhã, voltado para o público morador daquela região (Maria Betho Meneghel, Huberto Teixeira I e II, e adjacências) e independente da faixa etária. No local é realizado aferição da pressão arterial e a evolução clínica é acompanhada através das consultas e exames laboratoriais de forma periódica.

A maioria das participantes do projeto são pessoas idosas que tiveram indicação médica devido aos problemas de hipertensão, diabetes, depressão, síndrome metabólica, entre outros, e tem como objetivo melhorar a saúde mental e física. “A reunião do grupo nos momentos de conversa, aumenta a convivência social, resultando vários benefícios ao corpo, mente e ainda promovendo a manutenção da saúde”, comentou a enfermeira Edna Regina. Ela destacou ainda que, durante o período desde a implantação do projeto, foi observado melhora no índice da pressão arterial e condicionamento físico, redução do diabetes e diminuição da obesidade. “Com o projeto, as metas estipuladas estão sendo alcançadas, trazendo assim mais qualidade de vida para nossas participantes”, enfatizou.

A secretária de Saúde, Daiane Tomé, parabenizou a equipe da UBS Teixeirinha e também aos participantes pelo primeiro ano de implantação do projeto, e destacou a importância da prática da atividade física regular e a adoção de um estilo de vida mais ativo, necessários para a promoção da saúde e qualidade de vida. “É importante praticar atividades físicas em qualquer idade. Os participantes e a equipe do Posto estão de parabéns, pois o projeto veio justamente para conscientizar, proporcionar e transformar o exercício físico num hábito do cotidiano, e claro, aliado também a uma alimentação saudável. É comprovado que pessoas que praticam atividades são mais felizes, reduzem o uso de medicamentos, além de ampliar a interação e convívio social”, argumentou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui