A comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de março) em Cornélio Procópio foi marcada com atividades no Coreto do Calçadão Francisco Reghin, região central da cidade. Segundo o coordenador do NAPNE (Núcleo de Atendimento às pessoas com Necessidades Específicas) da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Campus Cornélio Procópio), Luiz Renato Martins da Rocha, o tema abordado este ano foi ‘Não deixe ninguém pra trás’. “A campanha busca conscientizar, sensibilizar e informar sobre a Síndrome de Down”, destacou.
Na Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas) para o Desenvolvimento Sustentável, que é um plano global de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, os países assumem o compromisso de que ‘ninguém fique pra trás’. A realidade hoje é que atitudes negativas, baixas expectativas, discriminação e exclusão ainda fazem com que muitas pessoas com síndrome de Down sejam deixadas para trás.
O dia 21 de março (21/03) é alusivo aos 3 cromossomos no par número 21, característico das pessoas com Síndrome de Down. A data foi escolhida pela Down Syndrome International, através da ideia do geneticista Stylianos E. Antonarakis, da Universidade de Genebra. O Dia Internacional da Síndrome de Down está no calendário oficial da ONU, sendo comemorado pelos 193 países-membros da entidade internacional.
O evento em Cornélio Procópio reuniu professores, pais e alunos da APAE/ Escola Municipal Procopense Modalidade Educação Especial, Secretaria Municipal da Educação, NRE/CP (Núcleo Regional da Educação de Cornélio Procópio), e NAPNE/UTFPR-CP. (Da redação com assessoria).