Previsão de atendimento 2.500 famílias já referenciadas ao Cras e mais 500 novas famílias por ano

A Sejuf (Secretaria da Justiça, Família e Trabalho) entregou na sexta-feira (26), a nova sede do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) de São Jerônimo da Serra para oferecer atendimento especializado à população em estado de vulnerabilidade pessoal e social na região. A previsão de atendimento 2.500 famílias já referenciadas ao Cras e mais 500 novas famílias por ano. Um veículo adaptado para pessoas com deficiência também foi entregue.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito João Ricardo de Mello,  da secretária municipal de assistência social Mariza de Lourdes Novi Vieira e de Rafael Ernandes Terezan, chefe do Escritório Regional da Sejuf de Cornélio Procópio.

São Jerônimo da Serra tem uma população de 11.750  habitantes, segundo o Censo do  IBGE/2000 e destaca-se dentre os municípios do Paraná pelo nível significativo de carência no que diz respeito às condições de pobreza, tanto na área urbana quanto na área rural. Com um IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) de 0,674 (PNUD/IPEA),  o município ocupa a 384ª posição, dos 399 municípios do Paraná e está entre os 15 municípios situação social mais crítica. Além disso, o município abriga duas reservas indígenas e nove assentamentos.

O Cras é a porta de entrada dos usuários da rede de proteção social básica, contando com profissionais que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza e fragilização de vínculos afetivos, garantindo as famílias e indivíduos o direito de cidadania. Atende às famílias cadastradas no CADúnico, através de programas de cadastramento, recadastramento do Programa Bolsa Família, orientação e encaminhamento ao Beneficio de Prestação Continuada – BPC, oficinas, ações socioeducativas, grupos de convivência, encaminhamento para benefícios eventuais e visitas domiciliares.

A nova sede do CRAS fica na rua Joaquim Modesto de Pinho, 285.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui