A Prefeitura de Bandeirantes, através da Secretaria Municipal de Saúde, representada pela secretária de Saúde Daiane Tomé, participou do XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais, ocorrido na semana passada, de 02 a 05, em Brasília.
Segundo a secretária, que também é vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde e presidente do Cresems (Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde), o tema abordado foi ‘Diálogos no Cotidiano do SUS’, ocasião oportuna para troca de experiências e informações que impactam diretamente no fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde). “Foram vários fóruns de debate que reuniu não apenas gestores municipais, mas também trabalhadores do SUS, e de todas as esferas de governo, representantes de instituições ligadas à saúde pública e autoridades”, comentou. Durante o período do evento, Daiane encaminhou demandas do Município de Bandeirantes ao deputado federal Pedro Lupion, ao encontrar-se com a assessora de gabinete, Carla de Brito.
Em meio às atividades do evento, os secretários de saúde da região da Amunop (Associação dos Municípios do Norte do Paraná), do Cosems-PR (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná), em parceria com a AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e a Acispar (Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná), reuniram-se com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e com a bancada federal do Paraná. A ocasião foi oportuna para apresentar as questões e aspirações dos municípios paranaenses em relação à saúde e fez a entrega de um documento assinado pelas entidades. O texto reflete as reivindicações e proposições que beneficiarão os munícipes do estado do Paraná, como por exemplo, a necessidade da flexibilização nas regras de utilização dos recursos de emendas parlamentares e o aumento no repasses de recursos federais para os consórcios intermunicipais de saúde, pois hoje os municípios custeiam em torno de 80% do valor total gasto.