A Acupuntura, que no passado foi considerada um tratamento alternativo e oficiosa, hoje ela é uma prática integrativa e complementar reconhecida pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) em 1995. Do latim acus (agulha) e punctura (colocar), a Acupuntura é a arte de inserir agulha. “É um ramo da MTC, ou seja, Medicina Tradicional Chinesa, e foi declarado Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 19 de novembro de 2010. É considerada uma das mais antigas medicinas, com mais de 4000 anos, e uma das mais recentes especialidades médicas, reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina em 1995”, comentou o médico cirurgião geral e especialista em Acupuntura MTC, da Progastro Imagem Cornélio Procópio, doutor Ademir Oliveira.

De acordo com ele, a MTC concentra-se na observação dos fenômenos da Natureza e no estudo e compreensão dos princípios que regem a harmonia nela existente. “Na concepção chinesa, o Universo e o Ser Humano estão submetidos às mesmas influências, sendo parte integrantes do Universo como um todo. Está fundamentada e apoiada em três pilares básicos em busca da circulação e o equilíbrio das energias no conceito Yin/Yang, cinco movimentos e Zang Fu (órgãos e vísceras) através da harmonização do ‘Oi’ nos canais de energia”, argumentou.

Para o especialista, as doenças surgem do desequilíbrio dessas energias. “Podem estar em excesso, deficiência ou em estagnação, causada por fatores externos como: calor, vento, frio, secura, umidade, ou por fatores internos emocionais, tais como medo, raiva, ansiedade, preocupação ou tristeza, além da constituição da ancestralidade, genético e adquirido pela alimentação, que é outro fator essencial para nossa saúde”, elencou.

Para saber mais sobre Acupuntura, agende um horário na Clínica Progastro Imagem de Cornélio Procópio pelo telefone (43) 3523-5692.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui