Secretária da Educação, Valquíria Bonacini Martins, apresenta projeto ‘Alimentação Saudável’ no painel Experiência Exitosa, que também será exposto na Conferência Estadual

Apresentação foi durante a Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional

 

O Município de Bandeirantes, através das secretarias da Educação e Cultura, Agricultura e Pecuária, Saúde, e Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, participou no último dia 10, em Cornélio Procópio, da IV Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento antecede a Conferência Estadual que acontece em agosto em Curitiba.

Gestores municipais e Conselho Municipal Segurança Alimentar e Nutricional participam de encontro regional

O tema abordado foi ‘Comida no campo e na cidade: o que temos e o que queremos? ’. A proposta da Conferência Regional é debater propostas que serão levadas à Conferência Estadual para ampliar e fortalecer as políticas públicas para a promoção da soberania alimentar, e garantir as pessoas o direito humano à alimentação adequada e saudável, como ainda assegurar a participação social e a gestão intersetorial.

A Conferência Regional em Cornélio foi desenvolvida com apresentação cultural; painel de Experiência Exitosa (Prefeitura de Bandeirantes/Secretaria da Educação e Cultura); palestras com João Rodolfo da SEAB (Secretaria de Estado Agricultura e Abastecimento), com Ana Alice ‘Anny’ e Maria Helena (ambas da SESA – Secretaria de Estado da Saúde), e com o pastor Célio Correia da Silva – coordenador da Coresan (Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional) de Cornélio Procópio; também houve debates, trabalhos em grupos e plenária final.

Durante a Conferência Regional, o projeto ‘Alimentação Saudável’ desenvolvido nas escolas e CMEIS (Centros Municipais de Educação Infantil) de Bandeirantes e apresentado pela secretária da Educação e Cultura, Valquíria Bonacini Martins, integrou o painel de ‘Experiência Exitosa’. “Expomos neste encontro o trabalho que a Prefeitura de Bandeirantes vem desenvolvendo quanto as políticas públicas no que tange a segurança alimentar e nutricional, desde melhorias na infraestrutura com aquisição de novos equipamentos de cozinha e armazenamento para as escolas e centros, assim como na orientação quanto a manipulação, higiene e desperdício de alimentos junto às equipes da cozinha. Em sala de aula, nossos educadores trabalham a conscientização e orientam os alunos sobre a importância da alimentação saudável. Além disso, esse projeto visa a aquisição de produtos para estreitar a parceria entre campo e cidade, enaltecendo a confiança nos produtores e sua produção, buscando assim o fortalecimento da Agricultura Familiar”, defendeu.

O projeto bandeirantense ‘Alimentação Saudável’ foi convidado a expor a experiência positiva na Conferência Estadual.

A Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional 2019, agendada para os dias 5 e 6 de agosto, tem apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e do Ministério da Cidadania. O evento vai avaliar o II Plano de Segurança Alimentar e Nutricional 2016 – 2019, composto por 10 desafios, 92 metas e 231 ações, e fazer propostas e ajustes para subsidiar o III Plano Estadual de Segurança Alimentar 2020 – 2024.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui