Dirigentes da instituição financeira cooperativa estarão reunidos para debater sobre planejamento estratégico e desafios para os próximos anos 

O Sicredi – instituição financeira cooperativa com mais de 4 milhões de associados e atuação em 22 estados brasileiros e Distrito Federal – realizou nesta semana (de 21 a 23), o Fórum Nacional de Presidentes e Diretores Executivos, na Chapada dos Guimarães (MT). Nesta edição, o evento abordou o tema “Conexões para o futuro” e reuniu aproximadamente 225 representantes das cinco centrais e 113 cooperativas de crédito que integram o Sistema, para alinhamentos, debates e compartilhamentos de olhares e reflexões sobre o futuro da instituição e do Cooperativismo de Crédito no Brasil.

Com a tônica “Ambições de Crescimento”, o presidente do SicrediPar, da Central Sicredi PR/SP/RJ e conselheiro do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu, na sigla em inglês), Manfred Alfonso Dasenbrock, fez  abertura do Fórum; em seguida, as boas-vindas do anfitrião do evento, o vice-presidente do Conselho da SicrediPar, presidente da Central Sicredi Centro Norte e presidente do Fundo Garantidor das Cooperativas de Crédito, João Carlos Spenthof. O diretor de Regulação do Banco Central do Brasil (BACEN), Otávio Ribeiro Damaso, foi um dos palestrantes no primeiro dia do encontro e focou assunto sobre as aspirações do BACEN para o futuro do Cooperativismo de Crédito no País.

Ao longo do segundo dia (22),  as apresentações enfatizaram as forças e os diferencias da instituição e como eles são fatores importantes para os desafios futuros do mercado financeiro. O presidente executivo do Banco Cooperativo Sicredi, João Tavares, realizou palestra sobre o tema, abordando também os diferenciais do modelo de cooperativismo nesse contexto de transformações.

Já o sócio fundador da consultoria Mais Diversidade, Ricardo Sales, fez uma apresentação sobre a ampliação do conceito de diversidade e inclusão, nos âmbitos da empresa, dos associados e da educação financeira. Na sequência, foi realizado um painel sobre a importância dos programas sociais para o futuro, no qual cada uma das cinco centrais regionais do Sicredi realizou uma apresentação baseada nas inciativas sociais realizadas em suas localidades.

O Fórum Nacional de Presidentes e Diretores Executivos do Sicredi foi encerrado ontem (23) com reflexões sobre como preparar as pessoas para o futuro. Para isso, os fundadores da No One Business Transformation Through Design, Marcelo Quinan e Mariana Gutheil, apresentaram aos participantes o conceito do novo papel da liderança em um mundo mais dinâmico e inclusivo. A apresentação foi sucedida por uma dinâmica sobre o tema e, como última atividade do Fórum, foi abordado o próximo ciclo estratégico do Sicredi, que se iniciará em 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui