“Gratidão é um sentimento, uma atitude de reconhecimento”, afirma a psicóloga da ProntoClin de Andirá, Neusa Bolorino. De acordo com a especialista, o ato de agradecer é positivo, pois descarta as coisas negativas e os sentimentos ruins. Além disso, focar a atenção em coisas boas que a vida oferece, é um ótimo exercício. “Pois, muitas vezes, as pessoas estão tão preocupadas com o que falta, que esquecem de comemorar as conquistas diárias”, orienta e reforça que a concentração naquilo que falta, gera frustração e ansiedade pela conquista. “E isso faz com que o caminho não seja valorizado, somente a chegada”, detalha.
A psicóloga enfatiza que a gratidão é uma atitude simples já que não exige muito o tempo da pessoa. “Não é preciso muito do seu tempo. É uma atitude simples, é um estilo de vida que pode ser praticado tanto quanto a atividade física. Exercitar e praticar gratidão não exige riqueza. Não exige ajuda de outras pessoas. É algo que pode ser praticado sozinho, em seu interior, onde só você tem acesso e você é o responsável”, acentuou.
Neusa Bolorino afirma que poucas pessoas ainda utilizam essa prática de gratidão no seu dia a dia, mas acredita que ao lerem este artigo terão a iniciativa ao ato da nobreza. “Sim. O sentimento de gratidão é um ato de nobreza. Tenho certeza que este artigo fará com que as pessoas comecem a pensar mais sobre suas atitudes e sua forma de ver o mundo para tornar a gratidão um ato da sua rotina”, destacou. A psicóloga garante que ao adotar a gratidão no cotidiano, o estresse e os sentimentos negativos, como raiva, angústia e o medo, melhora o sistema imunológico, diminui a pressão sanguínea, aumenta o sentimento de generosidade, compaixão e empatia.
“Somos responsáveis por nós mesmos de cuidar da saúde física e mental. A gratidão reduz uma infinidade de pensamentos e sentimentos negativos como o estresse, raiva, medo, inveja, ressentimento, frustração e arrependimento. Consequentemente aumenta a felicidade e reduz a depressão, sentimento de generosidade, compaixão e empatia. E no final do dia, pense nas coisas que aconteceram e que fizeram você se sentir bem – e valorize esses episódios, por mais simples que sejam. Um sorriso de criança, uma comida gostosa, um dia de sol. Falo da gratidão pelas pessoas que amamos, pela nossa saúde e pelo trabalho que leva o pão a nossa mesa e nos traz dignidade. Assim, é possível construir um hábito de agradecer pelo que nos acompanha e pôr tudo a nossa volta – e olhar para a vida com mais otimismo, esperança e alegria neste momento de pandemia que nós não estávamos preparados”, frisou.
A psicóloga Neusa Bolorino (CRP 06.57257) atende na ProntoClin em Andirá. Mais informações pelo número (43) 9.8401-0136 ou pelo WhatsApp (21) 9.8025-4869 ou no endereço na Avenida Goiás, 905. O atendimento acontece de segunda à sexta-feira das 08h às 18h; aos sábados até às 12h.