Uma das liturgias realizadas durante o domingo (30) no Santuário São Miguel Arcanjo foi dedicada aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil. A ACEB (Associação Cultural Esportiva de Bandeirantes), que representa a comunidade nikkey no Município, participou da celebração conduzida pelo padre Jeferson e reitor do Santuário, padre Roberto Medeiros. Milhares de fiéis, descendentes e não descendentes dos japoneses, acompanharam a missa que foi realizada especificamente para comemorar a vinda dos primeiros japoneses ao país, em junho de 1908, na embarcação Kasato Maru, que atracou no porto de Santos trazendo 751 imigrantes e 165 familias japonesas.
A missa contou com a presença de nikkeys das diversas associações culturais da região, como também do presidente da Comissão pelas Comemorações do Imin 110 anos no Paraná, deputado federal Luis Nishimori; presidente da ACEB, Roberto Ueda; presidente da Aliança Cultural Brasil/Japão, Hiroshi Kamiguchi; presidente da Panib (Pastoral Nacional Nipo-brasileira), Helio Sakamoto; coordenador regional diocesano da Panib, Yassuo Kuriaki.
Após celebração de missa, acebianos se reuniram na sede da entidade para ocasião festiva com a entrega de Certificados do Imin 110 anos aos pioneiros bandeirantenses e associados voluntários que se dedicam e prestam relevantes serviços com objetivo de preservação e divulgação da cultura japonesa. Também foi oportuno o momento para felicitações aos acebianos que foram agraciados pela Câmara Municipal de Bandeirantes com a outorga de ‘Título de Cidadão Honorário do Município de Bandeirantes’, em maio deste ano: Rosemary Hibara Yanagu Lordani, Tamoto Oda e Raul Mioshi (in memoriam).