Santa Casa de Bandeirantes
Na sexta-feira (10) passada, a provedoria, direção e corpo clínico da Santa Casa de Misericórdia de Bandeirantes decidiram alterar o sistema de troca de acompanhamento de pacientes internados – aqueles menores de 18 anos, idosos acima de 60 anos e casos especiais – na enfermaria. Também passou por um novo arranjo, os horários para a substituição entre acompanhantes de pacientes na ala. As mudanças são devido a preocupação com a circulação do novo Coronavirus (Covid-19) no Município. A medida passou a funcionar no domingo (12) passado.
Segundo o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Bandeirantes, Gabriel do Vale, até então, o acesso de substituição das pessoas junto aos internados acontecia pelo setor do Pronto Socorro. Com a finalidade de evitar aglomerações e maiores contatos com fluxos de pessoas circulantes que procuram atendimento no Pronto Socorro, mesmo havendo o protocolo de distanciamento social, ficou decidido que o trânsito na troca de acompanhantes passaria acontecer pela porta principal da Santa Casa.
Além disso, também foi alterado o sistema de acesso ao recinto na Santa Casa, com maior controle para limitação de entrada de pessoas. “As pessoas que vão para substituir o acompanhante do paciente terão que esperar pelo lado de fora da porta principal da Santa Casa, e entrarão todas juntas de uma única vez. Passados QUINZE minutos de TOLERÂNCIA para o prazo de saída dos outros acompanhantes, a porta principal novamente será fechada”, explicou o provedor.
Anteriormente, os horários de troca aconteciam três vezes, 08h, 14h e 20h. Com as novas medidas, passaram somente duas vezes: às 08h e 20h, com tolerância de 15 minutos.
“A medida também visa preservar a segurança das equipes de enfermeiros, técnicos, médicos e colaboradores da Santa Casa”, completou Gabriel do Vale.