Alunos do CEEP de Bandeirantes visitam Usina Hidrelétrica de Itaipu e Cataratas do Iguaçu

Mecatrônica e Eletrotécnica

No último dia 12, alunos dos cursos técnicos em Mecatrônica e em Eletrotécnica do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Ozório Gonçalves Nogueira, de Bandeirantes, tiveram uma interessante experiência durante visita técnica na Usina Hidrelétrica da Itaipu Binacional e Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu.

Organizada anualmente pela coordenação dos cursos e pela direção do CEEP Bandeirantes, a atividade proporciona aos estudantes uma oportunidade de conectar o aprendizado teórico às demandas práticas do mercado de trabalho. A grandiosidade da Usina Hidrelétrica de Itaipu – considerada a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta – impressionou os alunos, que puderam compreender de perto a aplicação de conceitos estudados em sala, como automação, sistemas elétricos e manutenção industrial. A visita foi enriquecida pela troca de conhecimentos com os profissionais da empresa, destacando a importância de habilidades técnicas e inovadoras para o setor. Além disso, a oportunidade também serviu para os estudantes desfrutarem da exuberância das Cataratas do Iguaçu, reconhecendo o potencial do turismo sustentável e sua conexão com o desenvolvimento tecnológico e econômico.

“Essa vivência reforça a importância das visitas técnicas como instrumento essencial para ampliar os horizontes acadêmicos e profissionais dos alunos”, destacou a diretora do CEEP Ozório Gonçalves Nogueira, Márcia Sauer.
O aluno Luiz Fernando Fabiano Borges, de 14 anos, contou que esta é a primeira vez que vista a usina da Itaipu Binacional. “Eu tinha muita vontade de conhecer ela antes de entrar no Colégio. Achei muito interessante, porque eu gosto muito de aprender. Lá, eles demonstraram certinho tudo que acontece para a energia chegar em nossas casas e isso ajuda muito no nosso curso, o nos faz ter uma ideia melhor e maior sobre o curso de mecatrônica, ampliando mais a mente e nosso conhecimento para outras ideias de projetos futuros”, vislumbrou. A aluna do 1º Ano de mecatrônica, Yasmim Lorrany Lopes da Luz, de 15 anos, relatou que as visitas em ambos os locais foram válidas. “Na usina da Itaipu pudemos entender de como funciona. Foi algo espetacular de se conhecer.

E as Cataratas foi maravilhosa de se ver, uma bela obra da natureza, é uma sensação tão incrível que você sente, a gente sente o coração quentinho de estar lá, pois afinal de contas, ela foi eleita uma das sete maravilhas do mundo”, contou.

MATRÍCULAS ABERTAS EM MECATRÔNICA – O curso Técnico em Mecatrônica, oferecido pelo CEEP, é uma porta de entrada para uma carreira promissora. Com um mercado de trabalho aquecido, os profissionais da área encontram oportunidades em indústrias de automação, manufatura inteligente, robótica e manutenção. A demanda por técnicos qualificados cresce a cada dia, especialmente em setores que buscam inovação e eficiência operacional.

“A experiência prática, aliada ao sólido ensino técnico do CEEP, prepara os alunos para atender às exigências do mercado com excelência. Para quem sonha em atuar em áreas tecnológicas de alta relevância, o momento de começar é agora. Então, quem tem interesse, ideal é não perder essa chance. As matrículas estão abertas. Venha fazer parte desta instituição que transforma conhecimento em oportunidades”, convidou a diretora Márcia Sauer.
O CEEP de Bandeirantes fica na Rua São Paulo, 3301, no Jardim Yara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui