Estado vai distribuir mais de 2,5 mil kits de robótica

Valdir Amaral

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) defendeu maior investimento estadual para incentivo à aprendizagem de robótica nas escolas da rede pública. O parlamentar participou da entrega de kits de robótica a estudantes da região de Cornélio Procópio. “Estamos na era da tecnologia, com as máquinas trabalhando em sintonia com a mão de obra humana. Há um novo horizonte para o trabalhador, que precisa se adequar a essa modernidade e ajudar a construir e desenvolver projetos de robótica para revolucionar a indústria e os estudantes paranaenses precisam estar preparados para isso”, disse Romanelli.

O Estado vai distribuir mais de 2,5 mil kits de robótica, que serão utilizados por alunos de 257 colégios da rede estadual do Paraná. O investimento é de R$ 9,1 milhões.

Romanelli: “estudantes paranaenses precisam estar preparados para isso”

Na primeira fase do projeto, 10 mil alunos serão atendidos. Na região da Amunop (Associação dos Municípios do Norte do Paraná) o programa vai atender estudantes de Assaí, Congonhinhas, Jataizinho, Leópolis, Nova Fátima, Santa Cecília do Pavão, Santa Mariana, São Sebastião da Amoreira e Sertaneja.

“Cada escola está recebendo 10 kits para auxiliar os alunos no desenvolvimento de projetos tecnológicos em aulas de robótica. Eles serão capacitados para atuar com programação de robótica básica, automação, conceitos de IoT (internet das coisas) e domótica (área relativa à integração de mecanismos tecnológicos em uma residência). É o futuro cada vez mais perto de nós”, disse o deputado.

A entrega dos kits aconteceu no final da tarde de ontem, sexta-feira (01), no Núcleo Regional de Educação de Cornélio Procópio (avenida Minas Gerais, 435 – em frente à antiga rodoviária).

O PROJETO – Os kits são compostos por notebooks e um conjunto de peças com 448 componentes eletrônicos, que inclui motores, sensores, atuadores e microprocessadores arduinos, por exemplo. Para facilitar o processo de aprendizagem, os alunos contarão com materiais didáticos como videoaulas e cartilhas digitais, com instruções gráficas detalhadas que elucidam o passo a passo de cada proposta de atividade. Alguns exemplos são: braço robótico, irrigador automático e projeto semáforo. Todos os materiais estão disponibilizados no site do Robótica Paraná.

O conteúdo de robótica será dividido em três módulos de 42 aulas, um para cada série do Ensino Médio. No primeiro, será trabalhada a robótica introdutória, além de conceitos e componentes eletrônicos. No segundo, os estudantes aprenderão sobre placas e programação mais elaboradas. O foco do terceiro será a robótica aplicada a projetos, incluindo a identificação de problemas de automação e automatização e a proposição de soluções para esses problemas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui