Para comemorar o ‘Dia do Circo’, a direção do Colégio Ecel levou seus alunos para assistir o espetáculo do Circo Zanchettini, na última quinta-feira (20). Apresentação teve início as 9h 30min. Os alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio se divertiram com o espetáculo, que arrancou gargalhadas de todos os presentes. Com a duração de uma hora, as apresentações, dignas dos circos tradicionais levou alegria e diversão a todos.
Para encerrar a apresentação o famoso ‘Globo da Morte’ impressionou alunos, professores e coordenadores. O convite feito pelos responsáveis do Circo Zanchettini à direção do Colégio Ecel foi recebida de bom grado pelo colégio, que visa sempre levar aos seus alunos aprendizado, conhecimento, mas também não se esquece da diversão, que é importante para o crescimento dos alunos. (Assessoria)
Dia do Circo, homenagem a arte circense
O Dia do Circo é uma data comemorativa celebrada em nosso país como forma de homenagear a arte circense, uma arte bastante tradicional em nosso país e que se estabeleceu aqui no século XIX. Essa data se consolidou como uma homenagem a Abelardo Pinto, homem que ficou conhecido por sua trajetória como o palhaço Piolin. Ele viveu o auge de sua carreira durante a década de 1920.Abelardo Pinto nasceu em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo, no dia 27 de março de 1897.
Ele era filho de pais que sobreviviam das artes circenses e desde criança atuava no meio. Em 1917, ele se tornou palhaço e teve sua carreira consolidada como um dos grandes palhaços brasileiros.O nome artístico — Piolin — era um apelido que ele recebeu de um colega de circo por causa de um atributo físico: as pernas longas e finas. Piolin é uma palavra usada para definir barbante no idioma espanhol. O auge da carreira dele aconteceu durante sua passagem pelo Circo Alcebíades, que ficava no Largo do Paiçandu, na cidade de São Paulo. Lá Piolin possuía um grande público e era considerado um palhaço muito engraçado, sendo reconhecido pelos seus atributos como malabarista e por realizar diversas acrobacias.
O reconhecimento de Piolin era tão grande que o Circo Alcebíades lotava com pessoas ansiosas para vê-lo. Além disso, ele foi bastante elogiado por importantes nomes do modernismo brasileiro, como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, Menotti del Picchia, entre outros. Outro importante espectador de Piolin era o presidente do Brasil entre 1926 e 1930, Washington Luís.Em 1929, os modernistas decidiram homenagear Piolin, realizando um evento chamado Banquete Antropofágico. No cinquentenário da Semana de Arte Moderna, em 1972, uma nova homenagem foi realizada. A partir disso, o dia 27 de março se estabeleceu como Dia do Circo, em homenagem a esse grande artista circense.