Atividade faz parte do ciclo de visitas e imersões acadêmicas promovidas pela escola, referência em educação há mais de 35 anos
Na última sexta-feira (06), os alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio do Colégio Ecel participaram de uma visita técnica à Pontifícia Universidade Católica do Paraná – campus Londrina (PUC Londrina), uma das mais respeitadas instituições de ensino superior do país. A ação faz parte do ciclo de experiências acadêmicas promovido pela escola, com o objetivo de ampliar o olhar dos estudantes sobre as possibilidades do futuro universitário.
Durante a visita, os alunos conheceram de perto a estrutura da universidade, incluindo biblioteca, laboratórios, espaços interdisciplinares e salas especializadas. Também participaram de palestras exclusivas no anfiteatro da instituição, ministradas por professores e coordenadores dos cursos da PUC, que abordaram temas como a dinâmica dos cursos, perspectivas de carreira e experiências acadêmicas.
A comitiva do Ecel foi acompanhada pela Coordenadora do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, professora Ângela Balestero, e pela professora de Física e Matemática, Nélvia Ramos. Os alunos foram calorosamente recepcionados pela ex-aluna do Colégio Ecel, Lyvian Maria Dias, que hoje cursa Psicologia na PUC Londrina. Orgulhosa de sua trajetória, Lyvian apresentou os espaços da universidade e compartilhou sua experiência com os colegas.
Segundo a professora Nelvia Ramos, a visita foi profundamente enriquecedora para os alunos. “Foi uma experiência maravilhosa, na qual nossos alunos participaram de uma palestra com doutores em Psicologia, Direito e Medicina, explanando para além de seus cursos a vida acadêmica. Ficaram encantados e fizeram inúmeras perguntas, as quais foram respondidas por docentes com longa experiência acadêmica. Conheceram os laboratórios da área da saúde, nos quais puderam ver na prática as tecnologias envolvidas nas ciências, além do ambulatório e toda a sua estrutura. Saíram de lá com uma experiência imensurável”, destacou.
Ângela Balestero, coordenadora, compartilhou observações destacando o papel estratégico da interação propiciada pelos professores com os alunos, inspirando-os em possibilidades para escolhas futuras. “Visitar o campus da PUC foi mais do que conhecer uma estrutura acadêmica, foi sentir de perto a energia de um lugar onde conhecimento, inovação e acolhimento caminham juntos. Cada canto carrega histórias e inspira o futuro. Além disso, essas visitas oferecem a oportunidade de conhecer diferentes cursos e áreas de estudo, ajudando os alunos a refletirem sobre suas próprias paixões e interesses.
A interação com professores e alunos universitários pode inspirá-los e guiá-los em suas escolhas futuras.”
A atividade foi muito bem recebida pelos estudantes, que fizeram questão de registrar estes importantes momentos vivenciados. Para Maria Luna Herrera, da 3ª série, “De cara, a estrutura da PUC já impressiona qualquer um, além da ótima recepção que tivemos da equipe. A apresentação sobre os cursos com os seus respectivos coordenadores foi super didática, bem-humorada e interativa. Também gostaria de citar a breve imersão que tivemos no curso de Medicina, que foi de impressionar.”
Miguel Pedro Lopes, da 2ª série, destacou a riqueza do conteúdo e a visita aos laboratórios: “Foi uma experiência incrível! Tivemos palestras com os professores dos cursos de Psicologia e Direito, além do coordenador do curso de Medicina. Após a palestra, tivemos a oportunidade de visitar os laboratórios da área da saúde, onde os professores nos mostraram um pouco sobre como são as aulas de Microbiologia, Anatomia, etc. Depois, ainda visitamos o Hospital Universitário. Essa visita foi uma excelente oportunidade para conhecer os cursos.”
Já Gabriel Scaramal, também da 3ª série, enfatizou a proposta acolhedora e profissional da universidade: “Notei que a Universidade executa um trabalho super legal com os alunos, incluindo em práticas profissionais para formar ótimos trabalhadores. Além disso, a PUC foi super acolhedora com os alunos do colégio, demonstrando o interesse pela geração que está por vir e nos mostrando que ela se preocupa muito com a qualidade de vida e de estudo de seus alunos e possíveis alunos”.
Com mais de 35 anos de atuação, o Colégio Ecel é referência em educação de excelência na região. A instituição oferece uma proposta pedagógica humanizada, voltada ao desenvolvimento de habilidades, competências e pensamento crítico. O Ensino Médio do Ecel é o que mais aprova em vestibulares na região, com alunos ingressando em universidades públicas e privadas em todo o país. O colégio conta com diversos projetos diferenciados, entre os quais se destaca o ciclo de visitas técnicas, promovendo vivências que ampliam a visão dos estudantes e os conectam com os caminhos da educação superior.
A visita à PUC Londrina reforça o compromisso do Colégio Ecel com a formação integral de seus estudantes, conectando conhecimento, experiência e futuro.