(Por Fábio Luporini)
Está confirmada em Londrina a realização do 1º Fórum Brasileiro em Gestão de Resíduos Sólidos, que acontecerá junto com a terceira edição do Fórum Norte Paranaense em Gestão de Resíduos Sólidos, que se consolida como um dos principais eventos do sul do país voltados à inovação, economia circular e políticas públicas na área de resíduos. Os dois eventos, realizados pela Associação Norte Paranaense dos Engenheiros Ambientais (ANPEA), acontecerão de 4 a 6 de novembro no campus da Unicesumar e contarão com participação internacional de palestrantes e participantes. Ainda não há data para abertura das inscrições.
Os fóruns reunirão especialistas nacionais e internacionais, representantes de governos, empresas, cooperativas, universidades e entidades da sociedade civil para debater os desafios e oportunidades da gestão de resíduos sólidos no Brasil e afora, com foco em soluções sustentáveis e replicáveis. A expectativa é traz a Londrina XXX participantes. “Este á mais uma maneira importante de discutirmos essa realidade que traz muitos desafios às nossas cidades. Por isso, o evento quer contribuir para essa discussão”, ressalta Marcos Rodrigues, presidente da ANPEA.
Um dos destaques da programação é a realização de um treinamento voltado para gestores públicos e técnicos de 10 municípios paranaenses, com conteúdo elaborado por especialistas da Agência de Proteção Ambiental da Suécia e do Governo de Estado de Mecklenburg-Vorpmmern, da Alemanha, dois países referência em políticas ambientais, inovação e eficiência na gestão de resíduos.
Também estão programados palestras e painéis temáticos sobre políticas públicas, inovação, financiamento de projetos, compostagem, economia circular, inclusão de cooperativas de catadores e empreendedorismo ambiental. A programação também inclui a apresentação de cases de sucesso de municípios e empresas do setor. Além disso, será promovido um treinamento exclusivo para cooperativas de catadores de materiais recicláveis da região, com oficinas de liderança, negociação e gestão associativa, em parceria com o Sebrae-PR, reforçando o papel social e econômico dessas organizações no ciclo de valorização dos resíduos.
REALIZAÇÃO – O Fórum é uma realização da ANPEA – Associação Norte Paranaense dos Engenheiros Ambientais e já conta com o apoio de diversas instituições públicas e privadas, em especial a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SEIC) do estado do Paraná, Ministério Público do Estado do Paraná, Sebrae-PR, CREA-PR, Mútua-PR. A organização informa que foram protocoladas solicitações de patrocínio junto ao Sebrae Nacional, CONFEA e à Sanepar, mas as confirmações ainda estão em fase de análise.
Em suas duas primeiras edições, Fórum Norte Paranaense em Gestão de Resíduos Sólidos impactou mais de 350 pessoas, com ampla participação de representantes de municípios, empresas, universidades e cooperativas de todo o estado, além de órgãos como Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), Agência Nacional das Águas, CiBiogás, Ministério Público, SEDEST, SEIC, entre outros. A expectativa é que a edição de 2025 marque um novo patamar de abrangência e internacionalização, consolidando Londrina como polo regional de inovação em gestão ambiental, bem como a criação do Fórum Brasileiro em Gestão de Resíduos Sólidos.