De acordo com Vasco Patú, a ansiedade patológica tem cura e é preciso controlar os pensamentos negativos para que isso aconteça
Por Regiane Romão
A ansiedade, depressão e a síndrome do pânico são o mal do século. De acordo com uma pesquisa da OMS (Organização Mundial da Saúde), a depressão e a ansiedade terá sido em 2020, o maior motivo de afastamento do trabalho no mundo. No Brasil, aproximadamente 5,8% da população tem a doença, ou seja, 20 milhões de pessoas sofrem desse mal, o que faz do país o campeão de casos na América Latina.
Mas o que é ansiedade? Para responder essa e outras questões o jornal Folha do Norte Paranaense entrevistou o biólogo Vasco José Ramos Malta Patú, de 40 anos. Ele também é terapeuta, PHD, Neurobiologista e expert em técnicas de Alívio Imediato da Ansiedade. Ele desenvolveu técnicas para alívio imediato dos sintomas de ansiedade, além disso, Vasco tem materiais que ajudam no controle do medo e dos pensamentos negativos, que segundo ele são o que causam a ansiedade.
Vasco começou seu estudo para a cura da ansiedade, após sofrer 25 anos desse mal. “Comecei de uma forma bem egoísta, porque eu sempre tive ansiedade e após o nascimento de meu primeiro filho as coisas pioraram muito. Nessa época eu fui chamado para ser coordenador executivo de um curso de medicina e eu estava bem envolvido com o projeto, meu filho de apenas um mês tinha alergia a proteína do leite, e até descobrirmos ele ficou muito mal. Teve um dia que chorou praticamente 24 horas, levamos aomédico e eu estava o tempo todo preocupado com uma reunião que teria às 17h. Saímos do consultório e eu disse à minha esposa, que bom que terminou logo, assim posso ir para a reunião. E ela me disse você nem deveria ter vindo, já que o pensamento não estava aqui. Nesse momento desabei”.
Vasco contou que um amigo o incentivou a fazer meditação. “Comecei a meditar e com um mês percebi uma melhora, então comecei a pesquisar, já que a meditação era boa, deveria ter mais técnicas para ajudar a acabar com ele mal, e assim fiz. Dediquei-me aos estudos e descobri técnicas que aliviam de imediato a ansiedade e todos os sintomas”.
A partir disso, Vasco se dedicou aos estudos, como uma forma de conhecer o cérebro e o seu funcionamento, bem como as emoções e principalmente, os pensamentos que norteiam o ser humano.
Além disso, conhecer o comportamento humano seria essencial para que ele aprimorasse as técnicas e assim, aliviar principalmente os seus sintomas de ansiedade, sintomas esses que o acompanhavam desde a adolescência, período em que se classifica como um adolescente tímido. “Eu não atendia telefones, não falava com as pessoas, era tímido e ansioso, mesmo sem saber o que isso significava. Eu apresentava sintomas como uma asma alérgica, muita diarreia e taquicardia, e isso durou 20 anos”.
Com as técnicas para aliviar os sintomas da ansiedade desenvolvidos e sem nenhuma pretensão de passá-las adiante, Vasco Patú se viu livre desse mal.
Desde 2013 sem ter crises de ansiedade, em 2015 ele resolve pedir demissão e abrir uma empresa voltada às técnicas de controle da ansiedade. “Eu ganhava bem, tinha um emprego estável e resolvi abrir mão de tudo e me dedicar a minha empresa. Saí do emprego onde eu tinha um salário considerável para ganhar NADA. Isso culminou em mais uma crise séria de ansiedade, pois eu achava que além de tudo estava deixando meus filhos passar necessidade. Consegui me reerguer e agora estou há quatro anos bem”.
Mas, quais são essas técnicas? E como aplicá-las no dia a dia para se ver livre da ansiedade? Vasco Patú explica que tudo se origina dos pensamentos. “São pequenos gatilhos, são coisas as vezes que aconteceram na infância, e que na hora não teve efeito algum, por isso prego que, se a pessoa controlar os pensamentos negativos, se ela quebrar esse ciclo, ela se livra dos sintomas da ansiedade”.
Tudo começa, de acordo com Vasco, com o que você pensa como o futuro é projetado, quais são os medos que você tem diariamente que te levam para esse futuro tenebroso.
Para ele, é comum as pessoas terem pensamentos negativos, mas o que você faz em relação a isso é que caracteriza a sua cura. “Quando o pensamento negativo vir, deixe ir embora, não o alimente não se conecte nessa história triste, isso só fará você se prender na crise de ansiedade. Quando o medo vir, faça as técnicas e fique no agora, e não em um futuro tenebroso que você está criando”.
Além disso, de acordo com Vasco, você não deve buscar fontes exteriores que alimentem o seu quadro ansioso. “Se o seu medo, a sua insegurança está na violência, nas tragédias não leia notícias sobre isso, não veja telejornais, não alimente o seu medo com informações que não lhe será útil. Se livre disso, se o seu medo é de ficar doente e morrer, não busque doenças na internet, não procure sintomas, porque assim isso será atraído para a sua vida. Busque por saúde, por paz, busque histórias felizes, faça o seu dia feliz, olhando o céu por exemplo. Faça o seu dia ser bom, desde o exato momento em que você abrir os olhos”.
Para conhecer as técnicas tão faladas por Vasco Patú, você pode baixar um e-book gratuito que ele disponibiliza pelo site, http://protocolovasco.abihub.com.br/, além disso, essa semana ele disponibilizou também gratuitamente uma web série de três episódios que podem ser assistidos pelo canal no Telegram.
Em suas redes sociais (instagram @vascopatu), diariamente ele conversa com seus seguidores e dá dicas de como controlar seus pensamentos negativos, seus medos e a sua ansiedade.
Para finalizar, Vasco deixa uma mensagem: As pessoas precisam entender que a maior concentração tem que ser no agora, no exato momento que está vivendo.
O mundo dos pensamentos não é um lugar para ser visitado, e quanto mais à gente vive o agora, mais a gente muda. É preciso fazer planejamentos, mas não podemos viver esses planejamentos, e o principal: Você não é os seus pensamentos.