Alunos da APAE que trabalham contratados pela empresa Usina Bandeirantes

Os eventos terão início no dia 19 e terminam dia 28; tema abordado é: “É Tempo de Transformar Conhecimento em Ação”

Regiane Romão/Assessoria

A APAE de Bandeirantes se prepara para a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, assim como a Federação Nacional das APAES e as Escolas na Modalidade de Educação Especial de todo o Brasil.

A semana que acontece entre os dias 21 a 28 de agosto tem como objetivo promover a conscientização e a reflexão sobre as políticas públicas para com as pessoas especiais.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi introduzida no calendário nacional pela Lei nº 13.585/2017, a campanha permeia os trabalhos desenvolvidos pela Instituição ao longo de todo o ano, como instrumento de defesa e garantia de direitos e mobilização social.

Alunos da APAE que trabalham contratados pela empresa Usina Bandeirantes

Durante a semana será divulgado o conhecimento sobre as condições sociais das pessoas em situação de Deficiência Intelectual e Múltipla, como meio de transformação da realidade, superando as barreiras que as impedem de participar coletivamente em igualdade de condições com as demais pessoas.

Esse ano o tema abordado é: “É Tempo de Transformar Conhecimento em Ação”. Esse tema mostra que hoje o Brasil tem uma das legislações mais avançadas do mundo no que se refere à garantia de direitos das pessoas em situação de deficiência, no entanto na prática, a maior parte do que se assegura na lei não é acessível a todos.

“Reconhecemos que ainda há muito a fazer para que de fato essas pessoas sejam participantes e atuantes, com expressivo destaque nas proposições, elaboração e implementação das políticas públicas. Sabe-se que a inserção, a inclusão das pessoas especiais na sociedade brasileira, ainda enfrenta muitos obstáculos com reflexos na saúde, na educação, no trabalho ou nos espaços e eventos sociais. Então, torna-se imprescindível lutar contra o preconceito, romper paradigmas e conscientizar a sociedade, das capacidades e contribuições das pessoas especiais. Toda jornada por mais difícil que seja, torna-se agradável quando temos parceiros comprometidos com essa causa”, comunicou a direção da Escola Pequeno Príncipe, Educação Infantil e Ensino Fundamental na Modalidade Educação Especial. ”

A Programação deste ano será de acordo com as medidas de Prevenção da Pandemia COVID-19, através das redes sociais.

O evento terá início no dia 19 com uma entrevista do presidente Roberto Tavares na Rádio Cabiúna e na sexta-feira, 20 às 14 h haverá carreata com a participação da sociedade e do comércio de Bandeirantes, com início na Avenida Bandeirantes esquina com a antiga República e finalizando no Posto Atlantic em direção a esquerda da rua São Paulo.

 A diretora Sonia Rossato convida todos da sociedade para comparecer na Exposição de Suculentas e outras plantas cultivadas pelos alunos da APAE, será no dia 31 de agosto a partir das 8 h 30min às 17 h no endereço “esquina do Bradesco”, vaga cedida pela Policia Militar.

“Este ato de cultivar plantas é um conhecimento transformado em Ação, em prol dos nossos alunos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui