Está acontecendo em Bandeirantes e segue até dia 07 (quarta-feira), a 71° edição dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS), com a realização da primeira fase regional. A competição promovida pelo Governo do Estado ocorre simultaneamente em 14 municípios-sede além de Bandeirantes: Rio Negro, Roncador, Corbélia, Cianorte, Boa Esperança do Iguaçu, Rancho Alegre d’Oeste, Teixeira Soares, Ivaiporã, Nova Londrina, Piraí do Sul, Palmital, Palotina, Sengés e Laranjeiras do Sul.
A abertura da fase regional foi na noite de sexta-feira (02) no Ginásio de Esportes ‘Chinelão’ e reuniu atletas e familiares das equipes participantes de todas as cidades. Esta é a primeira vez que o município sedia jogos oficiais do Estado após 13 anos.
Durante a abertura os atletas puderam acompanhar vídeos de atletas que já participaram de jogos escolares e que são paranaenses e até mesmo da região. Como o caso dos jogadores de futebol Alex (que é apresentador num programa de esportes) e Fábio (que defende o Fluminense e começou a carreira em Bandeirantes), entre outros.
Nesta fase são 19 municípios participantes: Assaí, Bandeirantes, Congonhinhas, Cornélio Procópio, Itambaracá, Jataizinho, Leópolis, Nova América da Colina, Nova Fátima, Nova Santa Bárbara, Rancho Alegre, Santa Amélia, Santa Cecília do Pavão, Santa Mariana, Santo Antônio do Paraíso, São Jerônimo da Serra, São Sebastião da Amoreira, Sertaneja e Uraí, que disputam as competições de futsal, voleibol, handebol, basquetebol, atletismo, xadrez e tênis de mesa entre 12 e 17 anos.
As equipes vencedoras vão disputar a fase macrorregional na cidade de Cornélio Procópio, em junho, com os vencedores dos núcleos de Educação de Cornélio Procópio, Ibaiti e Wenceslau Braz.
Os Jogos Escolares do Paraná são uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEED) e da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), em parceria com os Núcleos Regionais de Educação (NREs), Escritórios Regionais do Esporte (EREs), prefeituras municipais e a Federação Paranaense do Desporto Escolar. (Com informações de Marcos Júnior)