Santa Amélia recebeu nesta semana a feira de serviços gratuitos Paraná Cidadão. O evento aconteceu de quarta a sexta-feira (1 a 3), no Barracão do Klaina. Cerca de 1,2 mil pessoas participaram e foram feitos aproximadamente 6 mil atendimentos. Do total, 1.033 foram confecção das carteiras de identidade e 621 para a emissão do CPF.
O coordenador local do programa, Wagner Luis Alves, explicou que através de pesquisas e levantamentos realizados em todo o Estado são verificados quais os municípios que mais necessitam dos serviços e, baseados nos dados e informações coletadas, as cidades são selecionadas e passam a ingressar no cronograma do Programa Paraná Cidadão. Alves destacou que a ação é oferecer serviços que promovam cidadania, defesa de direitos e inclusão social da população paranaense. “Os serviços oferecidos vão da realização de carteira de identidade a promoção de atividades culturais. É um programa que busca aproximar e devolver serviços públicos ao cidadão, que são seus por direito”, comentou.
PARCEIROS – “Mais um evento que conseguimos levar cidadania para a população. Poder oportunizar quem não tem condições de ir até outro município para receber algum atendimento é muito gratificante”, disse o secretário da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Elias Gandour Thomé. “Isso acontece devido a organização do evento, com todos os nossos parceiros, sem exceção”, afirmou.
Foram mais de 30 parceiros com mais de 40 serviços para a população de Santa Amélia e região. A feira disponibilizou além da documentação, a intermediação de vagas de emprego, programa Nota Paraná, tarifa social de luz e água. O público também pode contar com orientações sobre direitos humanos, assistência social, defesa do consumidor.
O chefe da 22ª Ciretran/PR, Nelson Santos, ao lado da equipe de trabalho da unidade e do responsável pela Logística do Detran/PR, Juliano Vieira, também participou do evento que prestou serviços de orientações e informações quanto ao acesso do usuário junto ao departamento pela internet, seja para alteração de endereço, entrada de recursos de multa, suspensão e cassação da Carteira de Habilitação, além de ofertar atividades educativas para as crianças.
IMPORTANTE – A estudante Bruna Aparecida Alvez disse que o Paraná Cidadão é importante para a população do município. “O nosso município tem carência de serviços sociais que atendam a população, como carteira de trabalho, documentação”, afirmou.
Para a professora Sônia Maria Guergolett, muitas pessoas não têm como sair do município e ir a outras cidades fazer os documentos necessários que eles utilizam no seu dia a dia.
O evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, em parceria com outras secretarias de Estado, Prefeitura e outras instituições. (Da redação com assessoria)