Ratinho esteve em Bandeirantes em visita ao empreendimento Resort Morro dos Anjos, o qual é um dos sócios ao lado da família Ferro, e aproveitou para conhecer o projeto Equoterapia da UENP/APAEs
Por Regiane Romão
O apresentador e empresário, Carlos Roberto Massa, o Ratinho, ao lado dos sócios-administradores do Resort Morro dos Anjos, Rodrigo e Patrick Ferro, estiveram na manhã dessa quinta-feira (15) na UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná)/Campus Luiz Meneghel, em Bandeirantes, para conhecer o
Projeto de Equoterapia do ‘Núcleo Raul Mioshi’, que realiza atividades com cavalos junto às crianças que se enquadram no espectro autista e também a outras atenções especiais. O projeto, que visa melhorar a qualidade de vida do público-alvo, é desenvolvido em parceria com a UENP, APAEs (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e, agora, conta com apoio e parceria do resort. Ratinho é um dos sócios do empreendimento Morro dos Anjos.
Durante a visita do apresentador, Ratinho conheceu a estrutura do Projeto Equoterapia no ‘Núcleo Raul Mioshi’, campus Luiz Meneghel, e teve a oportunidade de ver como os fisioterapeutas realizam os trabalhos com as crianças e os animais. O comunicador relatou que ficou comovido com o que viu.
No encontro, que reuniu a direção da UENP, coordenadores do Projeto Equoterapia, Associação Anjo Azul e imprensa, Ratinho se comprometeu em reformar o barracão onde as atividades entre as crianças e os cavalos acontecem. A reforma do local, segundo o empresário, será feita de forma pessoal através do Grupo Massa, um compromisso assumido pelo próprio Ratinho diante do público presente. Na oportunidade, o diretor da UENP, Ederson Sgarbi, e os coordenadores da Equoterapia, professor Francisco Armando de Azevedo Souza, e fisioterapeuta Taisa Biaggi Ferro, agradeceram a generosidade do apresentador, que além disso destinará uma quantia mensal para a manutenção do projeto.
Ao jornal Folha do Norte Paranaense, Ratinho falou da importância do projeto para a qualidade de vida das crianças e suas famílias, e considerou maravilhoso o trabalho desenvolvido por todos. O apresentador incentivou que as pessoas devem ajudar sim, e colaborar com projeto incondicionalmente. “É um projeto sério, o qual ajuda muitas crianças e adultos também. Agora com a parceria da universidade, do Morro dos Anjos e a nossa parceria vamos ajudar ainda mais. É sensacional”, afirmou.
Na ocasião da visita, os administradores do Resort Morro dos Anjos, Rodrigo e Patrick Ferro, ao lado do sócio Ratinho, entregaram a doação de uma cota do empreendimento para o Projeto Equoterapia. Segundo Patrick Ferro, desta maneira, a coordenação poderá realizar uma rifa e os recursos arrecadados poderão ser revertidos para o projeto.
ATIVIDADES – As atividades de equoterapia foram retomadas na última sexta-feira (09), já que devido a pandemia da Covid-19 desde o ano passado, os trabalhos precisaram ser interrompidos. O professor Francisco explicou que todos os protocolos de segurança estão sendo mantidos e que são atendidas três crianças de manhã e três no período da tarde. Atualmente, cerca de 50 pessoas estão sendo atendidas pelo projeto.
O Projeto de Equoterapia ‘Dr. Raul Hidetoci Mioshi’ conta com os alunos da UENP de diversos cursos, inclusive para o cuidado dos animais.
O QUE É EQUOTERAPIA? – Equoterapia é um recurso terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação. O cavalo, com seu movimento tridimensional, atua na facilitação neuromuscular e sensorial, que associada ao vínculo afetivo estabelecido entre o paciente, o cavalo e o terapeuta, contribui para o desenvolvimento das atividades motoras, cognitivas, sensoriais, psicológicas e sociocomunicativas das pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais.
A Equoterapia é indicada para pessoas de todas as idades, que apresentam os seguintes quadros clínicos: lesões neuromotoras; paralisia cerebral; ave (avc, derrame); traumatismo craniano encefálico; lesões medulares; síndromes diversas; doenças genéticas, neurológicas, ortopédicas, musculares e metabólicas; disfunções sensório-motora; transtorno da coordenação motora; distúrbios de linguagem, aprendizagem, comportamentais e emocionais; tdah, autismo, dislexia e outras dificuldades em leitura, escrita e raciocínio lógico matemático.